Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 09 > “Inovação Conectada”: IF Sudeste MG integra arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica selecionado pela Setec

O Edital SETEC/MEC nº 76/2022 selecionou projetos voltados ao fortalecimento de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)

O IF Sudeste MG; junto com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG); compõe o “Inovação Conectada”. Trata-se de um um arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica, formado por meio do Edital SETEC/MEC nº 76/2022, que selecionou projetos voltados ao fortalecimento de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e/ou Agências de Inovação das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O “Inovação Conectada” já está na ativa e executou o projeto “Disseminação da cultura da inovação para o fortalecimento e consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica da Rede Federal”.

" O 'Inovação Conectada' permite compartilhar expertises em prol do amadurecimento dos Núcleos de Inovação que fazem parte do arranjo, estendendo os benefícios para as instituições como um todo, na medida em que oferta ações voltadas ao público interno", avalia Flávia Ruback, diretora do Nittec.

Flávia Ruback, diretora do Nittec, comentou sobre a importância e os objetivos do arranjo: "O 'Inovação Conectada' permite compartilhar expertises em prol do amadurecimento dos Núcleos de Inovação que fazem parte do arranjo, estendendo os benefícios para as instituições como um todo na medida em que oferta ações voltadas ao público interno", avalia ela.

Uma das ações previstas para o IF Sudeste MG é a realização do “Curso de Formação de Agentes de Inovação”, com carga horária total de 21 horas e com as seguintes temáticas: os NITs como agentes de apoio à inovação e transferência de tecnologia, propriedade intelectual, mecanismos de transferência de tecnologia e formas de apoio ao empreendedorismo inovador nas ICTs. Esta ação foi concluída no ano passado, com uma turma em agosto e a outra em novembro.

A outra entrega prevista para o IF Sudeste MG é a criação de uma Trilha Formativa em Inovação que disponibilizou materiais de capacitação nas áreas de inovação, transferência de tecnologia, propriedade intelectual e empreendedorismo inovador, por meio da ferramenta digital padlet. A trilha está no site do IF Sudeste MG, em: https://www.ifsudestemg.edu.br/institucional/pro-reitorias/pesquisa-posgraduacao-e-inovacao/inovacao

A seleção de materiais abrangeu arquivos disponíveis na internet, com uma preferência por materiais provenientes de instituições públicas e brasileiras. Flávia Ruback explica que o processo de escolha visou garantir a qualidade e relevância dos conteúdos utilizados na coletânea, proporcionando um embasamento sólido para a formação daqueles que desejam se aprofundar na temática da inovação, em especial no contexto acadêmico.

Nos próximos meses, o "Inovação Conectada" vai dar continuidade às ações voltadas para a capacitação dos agentes de inovação das instituições, de forma a  contribuir com a disseminação da cultura da inovação para o fortalecimento e consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica da Rede Federal.