Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 09 > Artigo do IF Sudeste MG é premiado no V CoBICET

Artigo do IF Sudeste MG é premiado no V CoBICET

ALGORITMOS GENÉTICOS APLICADOS À PROTOTIPAÇÃO ROBÓTICA: UM ESTUDO DE CASO ficou em primeiro lugar na categoria Ciência Exatas e da Terra

O trabalho intitulado ALGORITMOS GENÉTICOS APLICADOS À PROTOTIPAÇÃO ROBÓTICA: UM ESTUDO DE CASO de autoria do professor do Campus Rio Pomba, Sergio Muinhos Barroso Lima, e dos alunos Cauã Anacleto e Rafael Trigo Azevedo Reis de Souza, foi escolhido como o melhor trabalho da área temática CEXA - Ciências Exatas e da Terra, do V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - “Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia”.

O artigo, selecionado também para apresentação oral, é fruto de Projeto de Iniciação Científica financiado pelo CNPq e foi escolhido entre outros 153 aprovados no eixo de Ciências Exatas de todo o país.

ALGORITMOS GENÉTICOS APLICADOS À PROTOTIPAÇÃO ROBÓTICA: UM ESTUDO DE CASO

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo da velha robótico desenvolvido em Raspberry Pi, assim como os problemas encontrados no caminho, possibilidades e outras potencialidades da aplicação de algoritmos genéticos em artefatos de prototipação robótica, seja para navegação autônoma, definição de comportamentos em jogos, ou na solução de outros problemas relacionados à natureza desses artefatos, com vistas à criação de protótipos de jogos, brinquedos, automação ou mesmo para uso educacional, principalmente no ensino da robótica e da inteligência artificial.

Palavras-chave: Algoritmos Genéticos; Inteligência Artificial; Raspberry Pi; Arduino.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Mais IF Sudeste MG no V CoBICET

O Campus Barbacena teve 4 artigos aprovados no Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Saúde e Tecnologia (CoBICET). Os trabalhos são de alunos e professores do Núcleo de Educação Física da Instituição.

Saiba mais em: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/barbacena/professores-e-alunos-do-campus-barbacena-publicam-artigos-no-cobicet