Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 09 > IF Sudeste MG recebe Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicid)

Extensão

Evento acontece de 19 a 22 de setembro, no Campus Juiz de Fora. É aberto ao público e promete reforçar a importância do diálogo sobre direitos humanos e cidadania

De 19 a 22 de setembro, o IF Sudeste MG vai receber o Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicid). O evento acontece no Campus Juiz de Fora, em parceria com o projeto Cineclube entre Saberes, coordenado pela professora Amanda Chaves, com o apoio do Setor de Esporte Cultura e Lazer da pró-reitoria de Extensão, e tem o objetivo de reforçar a importância do diálogo sobre direitos humanos e cidadania. Organizado pela Associação Cultural CineFanon, o festival teve sua primeira edição em 2022 e promove uma programação gratuita com cinema, música, artes visuais e gastronomia.

No dia 18 de setembro, o ator Jorge Washington, do renomado Bando de Teatro Olodum, de Salvador, será o destaque da Aula Magna, que acontece às 13h30, no auditório do Bloco Administrativo. Com uma carreira de 34 anos, Washington trará sua experiência artística para discutir a relevância da representação cultural no cinema e no teatro. Antes disso, o reitor, André Diniz, participará da mesa de abertura e sua fala terá a "Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional: O Papel Transformador dos Institutos Federais" como tema. No dia seguinte, 19 de setembro, André participará da abertura do evento. A pró-reitora de Extensão, Rosana Machado, também marcará presença nos dois momentos.

No dia 21 de setembro, às 16h30, a pró-reitora vai compor a mesa "Cinema de Terreiro, por uma dialética audiovisual oposta ao racismo religioso". O evento, que acontece no Teatro Paschoal Carlos Magno, traz à tona a urgência de debater o racismo religioso e a representação das religiões de matriz africana no audiovisual brasileiro. Rosana destacará a importância da Extensão nos diálogos com a comunidade sobre a diversidade racial na educação e sua conexão com o teatro e a performance negra.

"A parceria de uma instituição de educação com um evento da cidade de Juiz de Fora, que valoriza a diversidade, tem um grande potencial para fortalecer o processo formativo dos nossos estudantes e também fortalece o desenvolvimento artístico regional", avalia Rosana Machado.

A marginalização e a demonização dessas religiões são problemas antigos, refletidos tanto nas narrativas midiáticas quanto na sociedade. Os ataques a terreiros e líderes religiosos de cultos afro-brasileiros, como o Candomblé e a Umbanda, são expressões violentas de um preconceito que encontra eco na mídia tradicional e no cinema. A mesa-redonda surge, portanto, como um espaço de resistência e diálogo, visando desconstruir estereótipos e criar narrativas que valorizem as culturas e espiritualidades afro-brasileiras.

Além da pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG, grandes nomes da cultura e do ativismo negro comporão a mesa:

- *Camilo Azarias*: Sacerdote do Candomblé e militante da luta pela saúde da população negra, trará sua experiência sobre a interseção entre religião, saúde e direitos humanos.

- *Clementino Junior*: Cineasta e educador, conhecido por seu trabalho no Cineclube Atlântico Negro, discute o papel do cinema na promoção das lutas socioambientais e na preservação das histórias da diáspora africana.

- *Jorge Washington*: Ator e diretor, integrante do renomado Bando de Teatro Olodum, trará sua vasta experiência em teatro e cinema, abordando a importância da arte como ferramenta de combate ao racismo.

- *Ugo Soares*: Jornalista e cineasta, organizador do Festicidi, trará sua pesquisa sobre comunicação contrahegemônica e criação de redes e espaços alternativos.

Rosana Machado celebra a parceria do IF Sudeste MG como o Festicid: "A parceria de uma instituição de educação com um evento da cidade de Juiz de Fora, que valoriza a diversidade, tem um grande potencial para fortalecer o processo formativo dos nossos estudantes e também fortalece o desenvolvimento artístico regional", avalia ela.

O evento é aberto ao público e promete fortalecer a conexão entre o campus e a comunidade, promovendo o acesso à diversidade cultural por meio da arte cinematográfica.