Geral
Conselho Superior deflagra eleições para reitor(a) e diretores(as)-gerais no IF Sudeste MG
Na última quinta-feira (3), o IF Sudeste MG deu o primeiro passo rumo à escolha de reitor(a) e diretores(as)-gerais que irão conduzir a instituição durante o quadriênio 2025-2028. Em reunião extraordinária, o Conselho Superior deflagrou o referido processo eleitoral, do qual participarão os campi Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei, além da Reitoria.
Na ocasião, outras duas definições ocorreram, conforme previsto no Decreto nº 6986 , que disciplina o processo de escolha de dirigentes dos Institutos Federais. Votou-se pela realização do pleito em dois turnos (quando houver mais de dois candidatos); e designou-se um grupo de conselheiros responsável por disciplinar e coordenar o processo de escolha dos membros das comissões eleitorais de cada campus.
Estas comissões locais, por sua vez, são responsáveis por indicar, entre seus membros, os representantes que irão compor a comissão eleitoral central - incumbida de elaborar as normas e definir o cronograma para a realização do processo de consulta, entre outras atribuições.
Segundo a presidente da comissão recém-formada, a representante TAE do Campus São João del-Rei Juliana Rodrigues, existe uma previsão de lançamento do edital para formação das comissões locais na próxima segunda-feira (14). Embora não haja prazo pré-estabelecido para cada etapa, uma vez deflagradas as eleições, todo o processo deve ser finalizado em 90 dias.