Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 10 > Consulta Pública: ajude a atualizar o Plano de Dados Abertos do IF Sudeste MG

Consulta Pública: ajude a atualizar o Plano de Dados Abertos do IF Sudeste MG

De 14 a 28 de outubro, estará aberta a Consulta Pública sobre o Plano de Dados Abertos do IF Sudeste MG. Participe!

De 14 a 28 de outubro, estará aberta a Consulta Pública sobre o Plano de Dados Abertos do IF Sudeste MG. Qualquer pessoa, incluindo alunos, professores, servidores, pesquisadores e cidadãos interessados, pode dar a sua opinião através do formulário disponível neste link. O Plano de Dados Abertos do IF Sudeste MG é um documento que orienta sobre a disponibilização de dados públicos de forma acessível e utilizável, promovendo transparência e acesso à informação. Ele estabelece diretrizes sobre quais dados serão publicados, como serão organizados e a periodicidade de atualização.

A importância do Plano de Dados Abertos

"Também é importante destacar que a implementação de um bom Plano de Dados Abertos pode fortalecer a confiança da comunidade no IF Sudeste MG, mostrando um compromisso com a ética e a responsabilidade pública", reflete Pollyana Esteves dos Reis Moreira, encarregada de Dados do IF Sudeste MG.

Além de fomentar a transparência e o controle social, o Plano de Dados Abertos pode incentivar a pesquisa e a inovação, permitindo que pesquisadores e desenvolvedores explorem os dados disponíveis. "Também é importante destacar que a implementação de um bom Plano de Dados Abertos pode fortalecer a confiança da comunidade no IF Sudeste MG, mostrando um compromisso com a ética e a responsabilidade pública. O Plano é fundamental para garantir a transparência das ações institucionais, facilitar o controle social e fomentar a participação da comunidade acadêmica e do público em geral na gestão do instituto. Além disso, promove a inovação ao permitir que terceiros possam usar esses dados para desenvolver novos serviços e soluções", reflete Pollyana Esteves dos Reis Moreira, encarregada de Dados do IF Sudeste MG.

Para que serve a consulta pública?

Como o Plano de Dados precisa ser atualizado, a consulta pública é uma maneira de assegurar que o Plano atenda às necessidades e expectativas da comunidade. Ela permite que os cidadãos e stakeholders* contribuam com sugestões, críticas e opiniões, tornando o documento mais robusto e representativo.

“A participação da comunidade é crucial para garantir que o Plano de Dados Abertos seja relevante e útil. Ela proporciona um espaço de diálogo e colaboração, possibilitando que as vozes dos usuários sejam ouvidas e que o Plano reflita as reais demandas e expectativas da sociedade”, pondera Pollyana.

*Os stakeholders são todos os grupos de pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada empresa.