Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 10 > Interação social é o ponto alto do JIF 2024

Interação social é o ponto alto do JIF 2024

Na tabela das competições esportivas, o convívio social, a amizade e a diversão estão na liderança. Saiba o que os atletas estão achando do JIF 2024!

Logo na abertura da etapa local dos Jogos das Instituições Federais (JIF) do IF Sudeste MG, já era possível notar que esta competição seria diferente. Ao som de músicas populares brasileiras, tocadas pela Banda do Campus Barbacena IFora de Forma, os atletas dançavam e interagiam, formando um grande arco-íris com as cores dos uniformes de cada delegação.

“O JIF é muito bom porque a gente pode fazer novas amizades,” destacou o atleta de vôlei do Campus Juiz de Fora, Luiz Klechen.

Os competidores dos campi Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, São João del-Rei, Santos Dumont e Rio Pomba estão competindo nas quadras, mas também estão trocando experiências e estreitando os laços de convivência. “O JIF é muito bom porque a gente pode fazer novas amizades.” destacou o atleta de vôlei do Campus Juiz de Fora, Luiz Klechen.

A interação social também foi o ponto que as atletas de futsal do Campus São João del-Rei enfatizaram. “A gente tem muita interação com todo mundo. A Interação social com pessoas diferentes, que estudam no IF também. Todo mundo que está aqui é atleta, veio para competir, mas acima de tudo respeitar os outros participantes”, afirmou Maria Luiza Vianini.

A parceira de equipe da Maria Luiza concordou: “Nós conhecemos pessoas novas, pessoas incríveis”, relatou Lavínia Viriato.

Na foto ao lado aparecem Lavínia e Maria Luiza, da esquerda para a direita.

A torcida, que está presente nos jogos, além de entoar cantos de incentivo para os competidores, ampliam o círculo de amizades. “Na minha percepção, o JIF é de extrema importância porque traz uma diversidade maior para o nosso Campus, ajuda a gente a desenvolver as nossas habilidades esportivas e o convívio em sociedade”, explicou a estudante do Campus Barbacena, Paola Aparecida Araújo Heleno.

Na foto acima aparecem Giovana e Paola, da esquerda para a direita.

A chance de conhecer os alunos de outros campi não foi esquecida pelos participantes. “Também temos a oportunidade de conhecer outros alunos, de outros campi, que fazem parte da nossa Instituição e a gente não tem tanta convivência com eles”, lembrou a discente do Campus Barbacena, Giovana da Silva.

A interação ocorre não só nos jogos, mas também nas apresentações culturais de servidores e estudantes do IF SudesteMG. Para a vocalista da Banda IFora de Forma, Claudilene Márcia Figueiredo Ferrão, foi uma experiência especial se apresentar no JIF: “Foi com grande satisfação que a Banda IFora de Forma recebeu o convite para participar da abertura do JIF 2024. Esse evento tão tradicional e importante, que, além de proporcionar a integração dos alunos, favorece a prática de atividades físicas, a troca de experiências, de ideias e de estratégias educativas".

“Eu recomendo essa experiência para todo mundo”, aconselhou Pedro Henrique da Rocha Dornelas.

Para finalizar, o atleta de futsal do Campus Muriaé, Pedro Henrique da Rocha Dornelas, desejou que outras pessoas participem do JIF. “Eu recomendo essa experiência para todo mundo”, aconselhou o jovem.