Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 10 > JIF 2024: Cerimônia de abertura empolga atletas

JIF 2024: Cerimônia de abertura empolga atletas

Desfile das delegações, apresentações culturais e muita animação deram o tom do primeiro dia dos jogos. Saiba mais sobre a noite de abertura do evento!

Na noite de ontem, 14/10, os atletas dos campi Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, São João del-Rei, Santos Dumont e Rio Pomba do IF Sudeste MG participaram da cerimônia de abertura da etapa local dos Jogos das Instituições Federais (JIF).

As delegações realizaram o típico desfile das equipes sob o olhar atento da torcida. Na ocasião, a estudante-atleta, Maria Eduarda do Campus Barbacena, fez o juramento dos atletas seguida dos demais competidores. O árbitro, Wellington Calyton Rios Pereira, representou todos os juízes da competição realizando o juramento dos árbitros.

O Reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz, destacou a importância do JIF para a Instituição. “Estamos vivendo um momento histórico na nossa Instituição em que estamos conseguindo reunir 800 estudantes para a gente confraternizar a partir do esporte".

A Pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG, Rosana Machado, destacou que essa confraternização só foi possível pelo trabalho de servidores e engajamento dos estudantes. “Eu queria agradecer brevemente ao campus anfitrião, a todas as pessoas que participam desse processo. Em especial a direção-geral, mas obviamente a cada servidor, a cada servidora que se empenhou para podermos ter essa festa bonita. Também quero agradecer a parabenizar toda a comissão organizadora".

“(...) Cada um de vocês traz consigo a energia e a vontade de fazer parte de algo maior. Embora não tenhamos a etapa nacional este ano, o que nos foi confiado é a responsabilidade de transformar esta etapa local em uma experiência especial", comenta a diretora-geral do Campus Barbacena, Eliane Loschi.

O coordenador de esporte e cultura da Pró-reitoria do IF Sudeste MG, Antônio Carlos Costa, também realizou seus agradecimentos destacando a importância dos discentes: “Esse momento especial é para cerca de 800 estudantes, alunos e alunas dos cursos técnicos e graduação. Para vocês o nosso agradecimento mais especial".

A diretora-geral do Campus Barbacena, Eliane Loschi, anfitriã dos Jogos, deu as boas-vindas aos competidores. “Recebemos, com grande satisfação, cerca de 800 estudantes vindos de seis campi: Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. Cada um de vocês traz consigo a energia e a vontade de fazer parte de algo maior. Embora não tenhamos a etapa nacional este ano, o que nos foi confiado é a responsabilidade de transformar esta etapa local em uma experiência especial".

Após a cerimônia de abertura, o público assistiu à apresentação de Projeto do Campus Santos Dumont “Ginástica para todos”.

Em seguida, ocorreu uma grande confraternização entre estudantes, servidores e comissão organizadora do JIF. Embalados pela Banda IFora de Forma, os atletas cantaram e dançaram empolgados.

Programação

Os jogos ocorrerem até o dia 18 de outubro. Serão 09 modalidades esportivas (feminino e masculino). Veja a tabela completa.

Além das competições, todos os dias haverá apresentações culturais feitas por grupos formados no âmbito de projetos extensionistas do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX). Confira as apresentações culturais:

3ª feira: Apresentação de dança dos estudantes dos cursos técnicos integrados de Hospedagem, Química e Agroindústria do Campus Barbacena. Título da apresentação: Pulsar brasileiro.
4ª feira: Batalha de breaking e workshop de break dance com a equipe do projeto de extensão Danças Urbanas, realizado nos campi Barbacena e Santos Dumont.
5ª feira: Apresentação de patinação artística com a equipe do projeto de extensão Roller Dancing.

Entre no clima! Acompanhe os boletins diários com os resultados dos jogos