Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 10 > JIF 2024 promove competições em 09 modalidades esportivas

JIF 2024 promove competições em 09 modalidades esportivas

Cerca de 800 atletas dos campi Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, São João del-Rei, Santos Dumont e Rio Pomba do IF Sudeste MG estão competindo em 09 modalidades esportivas, na etapa local dos Jogos das Instituições Federais (JIF) do IF Sudeste MG. Durante essa semana, meninos e meninas estão se enfrentando nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

A atleta Gabriela Maria do Campus Barbacena contou como foi a escolha para disputar o tênis de mesa. “A gente se inscreve no que a gente mais gosta e nesse ano eu comecei a jogar tênis de mesa e eu gostei muito. Então eu quis competir”.

Já a atleta, Maria Rita do Campus Santos Dumont, destacou os benefícios da prática de xadrez, modalidade escolhida por ela para competir no JIF 2024. “O xadrez além de ser competitivo fisicamente é também competitivo mentalmente. Ajuda em vários aspectos como memória e agilidade".

Para além da competição, os atletas ratificaram a relevância do JIF na formação pessoal dos estudantes, como relatou a capitão do time de futsal masculino do Campus Rio Pomba, Vitor Gomes de Oliveira: “O mais importante é a nossa formação como homens e adultos daqui pra frente”.

“O esporte na escola traz muita mobilidade social, muita atividade relativa a saúde, até mesmo em termo de esporte competitivo. É magnífica essa interação entre os estudantes. Muitos estudantes não conhecem as outras instituições e acabam conhecendo e trazendo uma experiência muito saudável para a vida deles", reflete o coordenador local do JIF no Campus Barbacena, professor José Alexandrino Filho.

Os jogos, que chegam ao fim hoje, 18 de outubro, contaram com o trabalho de cerca de 50 servidores, além do auxílio dos estudantes dos cursos de educação física do IF Sudeste MG. O coordenador local do JIF no Campus Barbacena, professor José Alexandrino Filho, destacou a importância da competição: “O esporte na escola traz muita mobilidade social, muita atividade relativa a saúde, até mesmo em termo de esporte competitivo. É magnífica essa interação entre os estudantes. Muitos estudantes não conhecem as outras instituições e acabam conhecendo e trazendo uma experiência muito saudável para a vida deles".

A etapa local dos Jogos das Instituições Federais do IF Sudeste MG é uma promoção da Pró-reitoria de Extensão.