Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > "O Brasil é o Café e o Café é o Negro": Campus Avançado Bom Sucesso realiza evento de encerramento

Destaque

Evento aconteceu na Escola Municipal Protásio Guimarães e contou com doação de livros e palestra sobre letramento racial na educação

O evento, que marcou a conclusão do Programa de Extensão "O Brasil é o Café e o Café é o Negro: Políticas Extensionistas em Prol do Protagonismo Negro, Letramento Racial em Diálogo com o Setor Cafeeiro"; aconteceu ontem, 4 de julho, na Escola Municipal Protásio Guimarães.

Realizado pelo NEABI do Campus Avançado Bom Sucesso, em consonância com os demais campi do IF Sudeste MG, a iniciativa promoveu, entre outras ações, o projeto "Contos e Encontros com a Literatura Afro-brasileira", que teve início nesta escola em 2022 e foi coordenado pelas servidoras Kênia Rocha e Maria de Lourdes Cardoso.

A doação de 125 livros encerrou com chave de ouro este projeto. Os livros foram cuidadosamente selecionados para destacar a história, as contribuições e as vivências do povo negro, proporcionando aos estudantes recursos valiosos para um entendimento mais abrangente e inclusivo.  Os títulos vão desde infantis, com temática afrocentrada, a teóricos, de autores como Djamila Ribeiro, Angela Davis, Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, entre outros, que tratam sobre relações raciais.

O evento contou com a participação da Diretoria da Escola Protásio Guimarães, Rosa Maria de Fátima Oliveira Barros, de professores, do diretor geral do Campus Avançado Bom Sucesso, Dênisson Neves Monteiro, da pró-reitora de Extensão, Professora Rosana Machado de Souza, do diretor de apoio ao discente da Reitoria do IF Sudeste MG, Diogo Pereira Matos, de servidoras integrantes do NEABI do Campus Avançado Bom Sucesso, além dos alunos bolsistas Tássio Henrique Ribeiro e Guilherme Antônio Aguiar.

Após a oficialização da doação dos livros, com a assinatura dos termos pela Diretora da escola, Rosa Maria de Fátima Oliveira Barros, e pela Presidente do NEABI-Campus Avançado Bom Sucesso, Tatiana Tórpede da Silva; a Pró-Reitora, Rosana Machado, ministrou a palestra "Além da Leitura: Lei 10639 e Letramento Racial na Educação".  A explanação abordou a educação para as relações étnico-raciais, o letramento racial e o racismo institucional na educação para professores, proporcionando um momento de aprendizado e reflexão para todos os presentes.

A doação foi possível graças aos recursos advindos do Edital PROEX N° 02/2022 do Programa de Extensão “O Brasil é o Café e o Café é o Negro: Políticas Extensionistas em Prol do Protagonismo Negro, Letramento Racial em Diálogo com o Setor Cafeeiro”, que teve como objetivo apoiar o desenvolvimento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) dos campi do IF Sudeste MG na criação de espaços formativos e na busca por dar visibilidade à contribuição da população negra na construção da sociedade brasileira e, em especial, para a cadeia produtiva do café.

Conheça mais sobre os NEABIs do IF Sudeste MG. Os núcleos atuam como multiplicadores de educação para a convivência e respeito da diversidade, contribuindo para a equidade racial e promoção da educação das relações étnico-raciais.

registrado em: ,