Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Deputada Andréia de Jesus anuncia um milhão em recursos para Núcleos de Estudos Afrobrasileiros de MG
conteúdo

Destaque

Deputada Andréia de Jesus anuncia um milhão em recursos para Núcleos de Estudos Afrobrasileiros de MG

Anúncio foi feito durante abertura oficial do VII Eras e VII Enneabi sediado pelo IF Sudeste MG. Neabs e grupos correlatos de Cefets e IFs de Minas Gerais serão beneficiados

“Pisa ligeiro, pisa ligeiro: quem não pode com formiga não assanha o formigueiro”. Foi com referência à união, à organização e à força, que a deputada estadual Andréia de Jesus (PT/ MG) introduziu sua fala na abertura do VII Eras e VII Enneabi e divulgou uma importante notícia para os Institutos Federais: a destinação de um milhão em recursos para os Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e grupos correlatos da Rede. 

O ocorrido se deu na última quinta-feira (14) e a reação imediata da plateia foi de euforia e longos aplausos. A surpresa veio a incrementar de forma ímpar o potencial de um evento que por si só já atua no fortalecimento da Rede Federal em seu papel social. Ou, nas palavras de Andréia: de “desconstrução” de uma colonização que persiste imperando nos espaços de poder e saber de todo o país.

“Eu fico muito feliz com as palmas, mas o recurso é nosso. Não é favor. Trezentos e cinquenta anos de escravidão (...) cada moeda, cada quinto pago por um escravo, uma pessoa escravizada vendida foi desse tesouro nacional, então tem que voltar… tem que vir com bolsa, tem que vir com auxílio, tem que vir com ajuda. Eu não quero mais ver o povo negro de quatro, como eu comecei aos 12 anos, limpando privada dos outros.”

Destinados pela parlamentar em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), os recursos parlamentares serão geridos pelo IF Sudeste MG e destinados aos núcleos que atuam em IFs e Cefets no estado de Minas Gerais. O benefício é também uma resposta à solicitação feita pela pró-reitora de Extensão Rosana Machado em nome da instituição. 

Vale lembrar que Andreia de Jesus, além de negra e militante das causas raciais, foi aluna cotista, tornando-se a primeira de sua família a concluir um curso superior. Concluída a graduação em Direito, atuou como advogada popular e segue ao lado das pessoas privadas de liberdade e das ocupações urbanas, pela vida da juventude negra, por segurança pública cidadã e por melhores condições de vida nas periferias. 

Assista ao discurso de Andréia no canal da deputada no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=3BoDV_LM-ig

Outras contribuições da deputada no evento

No dia seguinte ao anúncio da emenda parlamentar, a deputada estadual Andreia de Jesus proferiu uma palestra extraordinária à programação do evento. Segundo a ouvinte e estudante do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Ariel Elis, foram abordadas diversas questões ligadas ao fortalecimento dos Neabs e Neabis, como a emissão de portarias que solidifiquem o trabalho desses grupos. “Eu posso falar que eu tirei tudo de bom [da palestra], porque a gente pode trocar experiências com os outros Neabis, tanto experiências ruins, por assim dizer, por não ter tanto apoio dentro da instituição e trazer alternativas para melhorar essa articulação dentro dos institutos federais, das universidades, para que o Neabi possa ter mais visibilidade dentro da instituição”, relatou. 

Os envolvidos apontaram problemas para os quais foram colocadas alternativas não apenas propostas pela parlamentar, como pelos próprios participantes. Dentre as situações apontadas, estavam: falta de público para atividades promovidas pelos Neabs, falta de apoio aos professores, além de poucos recursos. “As verbas que estão vindo agora vão ajudar a gente a trazer à luz bolsistas, a fortalecer as comissões de heteroidentificação também dentro da universidade. A cada colocação, ela [Andréia] perfeitamente vem nos trazendo alternativas e dentro da própria roda de conversa entre os participantes, as alternativas foram surgindo pelas experiências diversas que foram juntos nessa conversa”, elogiou.