Geral
INPI lança o “I Prêmio PI nas Escolas” para professores e gestores
O I Prêmio PI nas Escolas, lançado pelo INPI na última segunda, 18, é destinado ao fomento da inserção da Propriedade Intelectual (PI) nas redes privada e pública de ensino federal, estadual e municipal. Poderão concorrer ao prêmio professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e Profissionalizante, além de gestores escolares (orientador educacional, orientador pedagógico, coordenador pedagógico e diretor).
Os participantes podem concorrer em cinco categorias: Criatividade (educação para a inovação e produção artística); Cidadania (educação para a cultura de respeito pela criação); Tecnologia (educação para a ciência e inovação); Planeta (educação para o aproveitamento sustentável e inovador dos recursos naturais); e Negócios (educação para o empreendedorismo). As inscrições estarão abertas até 30 de novembro, com premiação prevista para o dia 10 de dezembro de 2021. O valor total a ser distribuído aos finalistas é de R$ 124.554,26.
O Prêmio PI nas Escolas tem caráter pedagógico-educacional e seu propósito é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas inclusivas, equitativas, transdisciplinares e de qualidade, conforme o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, aprovado pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além disso, o Prêmio está alinhado à Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), em seu objetivo de implementar iniciativas de conscientização dos alunos sobre a importância da PI na vida cotidiana, oportunidades, desafios e responsabilidades como inventores ou consumidores.
O I Prêmio PI nas Escolas tem o apoio da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME); Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC); Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (SEMPI/MCTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC); e Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (GEDAI/UFPR).
Confira a Comissão Julgadora do prêmio.
Fonte: https://www.gov.br/inpi