Geral
NAI oferece curso de Introdução ao Braille e Tecnologia Assistiva
#Pratodosverem: arte de divulgação com fundo azul. Na parte inferior há uma fotografia com as mãos de uma mulher sobre uma folha em Braille. Na parte superior, em destaque está escrito “Acessibilidade em Ação”. Abaixo está escrito: Curso de Introdução ao Braille e Tecnologia Assistiva, modalidade online, carga horário total 160 horas, 60 vagas. Ministrantes: Revisores de Braille do IF Sudeste MG, Inscrições 10/08 a 20/08, seletiva por ordem de inscrição. Acesse https://forms.gle/sPnsojTwzZTfCXEg7. Abaixo há a logo do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba e do Núcleo de Ações Inclusivas.
Os Revisores de Texto Braille do IF Sudeste MG estão oferecendo um curso de Introdução ao Braille e Tecnologia Assistiva à comunidade externa através do projeto de extensão “Acessibilidade em Ação”. A iniciativa partiu do Núcleo de Ações Inclusivas do Campus Rio Pomba. O curso terá carga horária total de 160 horas e acontecerá entre os meses de setembro e dezembro de 2021, integralmente na modalidade online.
Serão ofertadas 60 vagas, que serão divididas da seguinte forma: 50 vagas para profissionais da educação, que devem comprovar vínculo empregatício e 10 vagas para demais membros da comunidade externa, sem necessidade de comprovação de vínculo. A seleção acontecerá por ordem de inscrição. Por isso, fique atento, pois as inscrições começam às 8 horas do dia 10 de agosto e terminam no dia 20 do mesmo mês, e devem ser realizadas através do preenchimento do formulário do google disponível no link https://forms.gle/sPnsojTwzZTfCXEg7 .
O Núcleo de Ações Inclusivas acredita que é imporatnte que cursos nessa temática sejam oferecidos para que, tanto os profissionais da educação, como os demais membros da sociedade, tenham oportunidades de conhecimento sobre os recursos que possibilitam a inclusão das pessoas com deficiência visual, como o Código Braille e ferramentas da Tecnologia Assistiva, pois desta forma, é possível desenvolver ações inclusivas.
Para a coordenadora do projeto Acessibilidade em Ação, Graziela Rodrigues, com a crescente informatização, acentuada nos últimos meses, principalmente em razão da pandemia da Covid-19, e também com a necessidade do ensino remoto, tem crescido a demanda por cursos rápidos para inserção no mercado de trabalho, e essa formação continuada, além de ofertar uma capacitação profissional, possibilita também a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade através da difusão do Código Braille e de Tecnologia Assistiva, que colaboram para a autonomia desse público.
Confira os módulos que serão oferecidos no curso:
*Historicidade do Código Braille
*Inclusão de pessoas com deficiência
*Código Braille e Código Matemático Unificado
*Adaptações didáticas em alto relevo para discentes cegos
*Audiodescrição
*O uso do Soroban como estratégia na aprendizagem matemática
*Uso do Monet como ferramenta de inclusão
*Ferramentas da Tecnologia Assistiva como possibilidade de inclusão - 10 horas
No caso de dúvidas sobre o curso ou sobre as inscrições, envie um e-mail para o endereço: nai.riopomba@ifsudestemg.edu.br