Geral
Nota de repúdio
Em nome da Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Sudeste Minas Gerais e das Coordenações Institucionais do PIBID e RP, vimos através dessa nota manifestar o nosso repúdio ao atraso no pagamento das bolsas referentes ao mês de outubro de 2021.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica (RP) são programas de incentivo à docência fomentados pela Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação. Esses programas visam a aproximar os estudantes dos cursos de Licenciatura ao ambiente escolar e têm sido fundamentais na formação dos futuros professores das redes pública e privada.
Para a execução das atividades dos licenciandos, são destinadas bolsas no valor de R$400,00 (quatrocentos reais). Essa quantia é fundamental para que os estudantes arquem com despesas básicas, como alimentação, moradia e transporte, além da participação em eventos científicos referentes às áreas de atuação, indispensáveis para o bom funcionamento dos programas.
O atraso nos pagamentos das bolsas demonstra uma desvalorização do incentivo à formação docente inicial de nossos alunos e tem ocasionado uma série de incertezas, prejudicado o desenvolvimento dos programas em pauta, motivo pelo qual publicizamos essa nota de repúdio.
Juiz de Fora, 08 de novembro de 2021.
Prof. a Leandra de Oliveira Cruz da Silva
Coordenadora Institucional do PIBID do IF Sudeste MG
Prof. Damião de Sousa Vieira Júnior
Pró-Reitor de Ensino - IF Sudeste MG