Geral
Projeto Reencontro: C3 lança 2ª edição de rodas de conversas para mulheres do IF
Ser mulher, hoje na pandemia, é estar sobrecarregada?
Se você respondeu sim, e é mulher, saiba que não está sozinha nesta sensação. Em tempos normais, a mulher em nossa sociedade já acumula papéis, mas, neste um ano de pandemia, a sobrecarga mental tem sido muito maior e merece atenção. Temos observado o quanto as mulheres estão sobrecarregadas: trabalho remoto, cuidados com os filhos, tarefas domésticas, acompanhamento de atividades escolares, sustento do lar, e tantas outras funções.
Pensando na realidade das servidoras do IF Sudeste MG, a C3, Comissão de Cuidados com os Servidores do Projeto Reencontro, em parceria com a Subcomissão de Gênero do IF Sudeste MG, retornou as atividades do Projeto "Ser mulher trabalhadora no contexto da COVID-19: entrelaçando sentidos".
No dia 8 de abril, às 15h, haverá uma Roda de Conversa online sobre os desafios de ser mulher nesse um ano de pandemia. “O objetivo nesse primeiro encontro é ouvir as demandas das nossas servidoras e acolhê-las. É importante para nós saber de vocês como tem sido esse ano e a partir dos problemas que encontrarmos, pensarmos em estratégias para lidar com eles”, destacou a psicóloga Cássia Andrade.
Os encontros terão duração média de 1h30. Um segundo encontro já está programado e tem o autocuidado como tema: “Vamos discutir como pequenas mudanças em nossa rotina podem favorecer nossa saúde mental e o equilíbrio emocional”, destacou Cássia.
Os encontros serão conduzidos e organizados pela psicóloga Ludmila Pinho; pela assistente social Lívia Lanne Fávaro; pela coordenadora do Subgrupo de Mulheres Luísa Marge, e, pela também integrante do Subgrupo Mulheres, a psicóloga Cássia Andrade.
A Coordenadora do Subgrupo de Mulheres, Luísa Marge, explicou o que é o subgrupo de gênero e a importância da Roda de conversa. “Desde 2019 existe no IF Sudeste MG, o GT de Ações Afirmativas, atualmente presidido pelo professor Urias Couto. O referido Grupo de Trabalho realiza estudo, reflexão e atividades referentes às Ações Afirmativas. É um trabalho conjunto entre Reitoria e os campi do IF Sudeste MG. Em meados de 2020, o GT de Ações Afirmativas se subdividiu em 3 subgrupos, são eles: LGBTIQ+, negros, indígenas e quilombolas e mulheres. E a parceria para o desenvolvimento do projeto para mulheres é fundamental para nossa instituição”, avalia Luísa.
As interessadas devem se inscrever previamente por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_quUM-XZddngfRO3PyHVe_Q1btaVGdswwjAkcLu3D7JmAXA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628.
A inscrição é necessária e deve ser feita semanalmente. O tema da semana e o link para inscrição serão enviados por email e disponibilizados no nosso site.