Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 05 > Dia do Físico é comemorado com palestra sobre computação quântica

Computação quântica

Dia do Físico é comemorado com palestra sobre computação quântica

A apresentação ficou por conta do professor do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora Denilson Carvalho de Resende.

Palestra Dia do Físico

No dia 22, o Campus Rio Pomba comemorou o Dia do Físico. Para marcar a data, o Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística convidou o professor do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora Denilson Carvalho Resende para falar sobre universalidade da computação quântica.

Denilson é doutor em Física pela UFJF e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2018, trabalha com estudantes dos cursos técnicos e de graduação do Campus Juiz de Fora.

O Dia do Físico é comemorado oficialmente em 19 de maio. A data foi escolhida por estar associada ao ano 1905, quando Albert Einstein publicou cinco artigos originais com relevância para a Física. Entre os textos, destaca-se “Sobre o movimento de partículas suspensas em fluidos em repouso, como postulado pela teoria molecular do calor” e “A inércia de um corpo depende de sua energia?”. No Brasil, a data começou a ser comemorada em 2005.