Ensino
Representantes de turma terão voz no Conselho de Classe
Os representantes de turma dos cursos técnicos integrados passarão a ter voz no Conselho de Classe do Campus Rio Pomba. Eles serão responsáveis por diagnosticar problemas em sala de aula e repassarem formalmente essas informações a professores e equipe técnica. “A partir do que vocês levantarem, vamos elaborar um plano de ação para que a situação seja resolvida, beneficiando os bons alunos”, explicou o coordenador-geral do Ensino Técnico, Francisco Juceme.
Ele e o diretor de Ensino, Marcos Pavani, reuniram-se com os jovens na manhã da quarta, dia 8, para explicar as formas de atuação dos adolescentes durante o Conselho. A ideia é identificar situações que possam estar prejudicando o aluno individual ou coletivamente. “Vamos usar a quarta à tarde para ações que visem à melhoria desta condição, retomando conteúdos ou incentivando a reflexão sobre atitudes,” disse Juceme. Como exemplo, o coordenador-geral usou o aluno que está no limite de faltas sem justificativas. Ele deverá desenvolver ações na quarta à tarde para rever seu comportamento.
Pavani ressaltou que a participação dos representantes de turma será importante para a isonomia da avaliação dos alunos no Conselho. “Um professor pode não ter uma boa relação com a turma e acaba, indiretamente, prejudicando os estudantes. Com relatos externos, vamos evitar que haja influência de opinião pessoal no momento de avaliar os alunos no Conselho. Os demais membros vão conhecer os relatórios e saber qual o verdadeiro perfil da turma.”
As apresentações dos relatórios começarão na próxima reunião do Conselho, que deve ser realizada na semana que vem.