Destaque
Workshop de Alimentos traz a Rio Pomba principal queijeiro do Brasil
A quarta edição do Workshop de Alimentos do Campus Rio Pomba contou, neste ano, com a presença do mais renomado queijeiro do Brasil, o PhD em Ciência do Alimento pela Michigan State University, Mucio Furtado. Ele palestrou no primeiro dia a respeito de defeitos do queijo e ainda foi responsável por um dos minicursos do evento. O evento foi realizado nos dias 8 e 9.
De forma descontraída, Mucio apresentou a experiência que teve com a produção de queijos no Brasil e no exterior. “Muita gente não cura mais o queijo. Não dão o tempo necessário para o produto. Para ser queijeiro, é preciso ter paciência.”
Por meio de fotos, mostrou alguns dos problemas encontrados nas fábricas, como o estufamento tardio e o precoce. O primeiro problema é provocado pelo Streptococcus thermophilus faz com que o produto tenha crateras internas e apresente sabor e cheiro fortes. Já o estufamento precoce é causado pela presença de coliformes e causa pequenos buracos nos queijos.
Autor de dez livros sobre o assunto, Mucio lançará sua nova obra em julho durante a MinasLac em Juiz de Fora.
Sorvetes
O Workshop começou com a apresentação da responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Sol e Neve, Josete Amadeu. Ela contou como chegou ao cargo, se tornando a inventora, por exemplo, dos produtos de açaí da empresa. Em seguida, mostrou o passo a passo sobre a criação de um novo sabor de sorvete. “Temos que descobrir hoje o que o consumidor vai querer no futuro”.
Entre os itens que estão sendo levados em consideração atualmente, ela citou saudabilidade, gourmetização, embalagens menores, costume de se alimentar fora de casa, embalagem “clean” e produtos sem glúten e lactose. “Uma das coisas que mais preocupa a indústria do sorvete é a existência do smartphone. As pessoas tomam sorvete e usam o aparelho ao mesmo tempo. Temos que desenvolver embalagens e formas de consumir que coincidam este hábito.”