Extensão
Dia do Leite: evento levanta discussão sobre cadeia produtiva leiteira no Brasil
Plateia lotada. À direita, um púlpito e o diretor-geral do Campus, João Batista Lúcio Corrêa, fazendo o discurso de abertura do evento.
Dar um apanhado geral da cadeia produtiva leiteira, desde o produtor até o consumidor final. Este é o objetivo do Dia do Leite, realizado nesta quarta e quinta, 21 e 22, no Campus Rio Pomba. “Este é o evento mais tradicional da instituição. Estamos em nossa 13ª edição. Ele é uma oportunidade para os novos estudantes conhecerem a área e também o que o mercado quer. Para nós, como instituição, também é importante para podermos atualizar nossa prática de ensino, formando profissionais preparados para a prática”, explica o coordenador do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios, José Manoel Martins. O evento foi organizado pela Nova Lácteos Consultoria – Empresa Júnior e pelo Diretório Acadêmico Ágora.
Para atingir a atualização que José Manoel citou, a comissão convidou jovens profissionais. “Eles são novos, mas têm muita experiência no mercado. É importante mostrar esta realidade para nossos alunos”.
A primeira palestra do evento foi feita pela professora do Campus Wellingta Benevenuto. Ela falou sobre sistema de gestão de segurança de alimentos. O primeiro dia ainda contou apresentações sobre impacto do manejo de ordenha na qualidade do leite cru e sobre os impactos da presença de antibióticos na indústria de laticínios. Na parte da tarde, serão realizados os minicursos.
O evento prossegue nessa quinta, dia 22, com palestras sobre segurança do trabalho, aproveitamento de soro em bebidas à base de leite e inovações na produção leiteira.
Para José Manoel, o evento consolida o trabalho desenvolvido no Departamento Acadêmico de Ciência e Tecnologia de Alimentos. “Demonstra nosso dinamismo e a preocupação de mantermos contato com a sociedade e com as empresas”.