Geral
Estudantes comemoram Dia Nacional dos Surdos com atividade no Centro de Vivência
Na manhã desta quinta-feira, dia 26, os estudantes surdos do Campus se transformaram em professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para comemorar o Dia Nacional dos Surdos, Eloar Martins de Aguiar, Ivana de Oliveira Netto e Júnior César de Oliveira ficaram à frente de uma plateia curiosa que lotou o Centro de Vivência. Eles ensinaram sinais cotidianos, como alfabeto, cumprimentos, números e nomes de disciplinas. Em seguida, os participantes fizeram um diálogo em Libras. Para completar a confraternização, teve lanche comunitário. A atividade, denominada Piquenique com Libras, foi organizada pela professora de Português e Libras, Bárbara Zaganelli, e a equipe do Núcleo de Ações Inclusiva, com apoio da Assessoria de Comunicação.
Na primeira etapa, Eloar e Júnior reproduziram em Libras um diálogo que estava escrito em dálias. Em seguida, os sinais de cada trecho do diálogo foram ensinados à plateia.
Após o treino coletivo, foi o momento da confraternização à mesa. No convite para o evento, foi solicitado que cada participante levasse um prato de comida e/ou bebida. Bolos, pipoca e biscoitos foram divididos com todos após a primeira parte da aula especial.
Na parte final, os estudantes praticaram em pares as novas palavras que aprenderam em Libras. Eloar, Ivana e Júnior eram chamados para solucionar dúvidas e ensinar novos termos.
Além da dedicação em aprender Libras, estudantes do ensino técnico integrado fizeram desenhos e mensagens em homenagem aos alunos surdos. Os materiais ficaram em exposição no Centro de Vivência durante o evento. Depois foram entregues aos homenageados.
Inclusão
Bárbara comemorou o sucesso do evento como uma verdadeira ação de inclusão. “Não é verdade que somente quem vive dentro de casa com um surdo é capaz de aprender Libras. Todos podem aprender. Mas tem que praticar todos os dias. Só assim conseguimos aprender outra língua. Por isso, oriento que estudem e depois pratiquem com nossos alunos surdos. Aqui na instituição temos intérpretes, mas eles não estão o tempo todo ao lado dos surdos. Se você souber Libras, será possível se comunicar com todos eles, fazendo a verdadeira inclusão”.
O dia 26 de setembro foi instituído como o Dia Nacional do Surdo em 2008. A data foi escolhida em homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro.