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Aula de Educação Inclusiva se transforma em ciclo de palestras para comunidade
Nos meses de outubro e novembro, estudantes, servidores e comunidade externa poderão ampliar seus conhecimentos acerca da educação inclusiva. O Ciclo de Palestras organizado pela equipe do Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística vai trazer para dentro do Campus discussões, como inclusão dos alunos cegos e de baixa visão na escola e deficiência intelectual.
Confira o calendário:
Data | Tema | Palestrante |
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2 out | Inclusão dos alunos cegos e de baixa visão na escola | Janaína Gonçalves - especialista em Alfabetização em Braille e Deficiência Visual |
23 out | TDAH na escola | Núbia Sueli Machado Mattos - pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e Autismo |
30 out | Altas habilidade ou superdotação na escola | Valéria Monteiro - diretora do Centro Educacional Especializado (CEE) de Ubá |
6 nov | Deficiência intelectual na escola | Ionária Batista da Silva - pedagoga, especialista em Educação Inclusiva, Psicopedagogia |
13 nov | Educação especial na perspectiva da educação inclusiva | Especialistas da Secretaria de Apoio à Inclusão da Superintendência Regional de Ensino de Ubá |
20 nov | Deficiência auditiva na escola | Bárbara Martins Zaganelli - doutora em Ciência da Informação, especialista em Libras |
27 nov | Deficiência física na escola | Sonia Maria Lima Teixeira Monteiro - pedagoga, especialista em Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional |
Origem das palestras
As palestras começaram como uma proposta didático-pedagógica para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, mas acabou tomando uma proporção maior diante dos primeiros resultados. “A ideia surgiu com o propósito de tornar a disciplina inovadora e interativa, com participação ativa dos licenciandos da Matemática, pois são eles que organizam as palestras. Já na primeira foi possível evidenciar o interesse dos educadores de Rio Pomba e dos estudantes pelo assunto. É um tema desafiador e que demanda novos conhecimentos, disposição e vontade de acertar”, explica a professora responsável pela disciplina, Raquel Vidigal Santiago, lembrando que as atividades começaram em 11 de setembro com a palestra sobre autismo.
A partir daí, a ação ganhou ares extensionistas, atingindo também profissionais de fora do Campus. “Considero as ações extensionistas, materializadas no convite ao público externo, uma forma de retorno legítimo que as as instituições públicas de ensino superior devem prestar à sociedade, visando seu desenvolvimento e transformação”, completa.