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Ecem apresenta discussão sobre importância do uso do cinema como ferramenta didática
#Pratodosverem: Mesa de abertura do evento. Cinco pessoas compõem a mesa. A da esquerda está com microfone na mão. Ao fundo, há bandeiras em mastros. À frente, um arranjo de flores.
“Este evento está a cara dos estudantes”. Foi assim que a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Cristina Henriques Nogueira, apresentou a edição 2019 do Encontro Científico de Educação e Matemática do Campus Rio Pomba no dia 25 de setembro. Ela explicou que, pela primeira vez, os jovens foram encarregados de definir a programação, entrar em contato com os palestrantes, organizar as atividades. “Eles quiseram atender aos anseios dos alunos. O que vamos oferecer aqui é exatamente o que eles desejaram”.
A “cara” dos estudantes já era possível de ser observada já na entrada do evento. Logo na entrada do prédio que sediou o Encontro era possível observar números e símbolos matemáticos feitos em cartolina. Os enfeites formaram um caminho pelas escadas, indicando o local das palestras. No Salão Nobre, mais cartazes com frases sobre educação.
Filme
A palestra de abertura já surpreendeu a todos participantes. Em vez de apenas uma exposição, a doutora em Educação Matemática pela Unesp e professora da Universidade Federal de São João del Rei, Romélia Souto, fez uma pequena explanação e, em seguida, exibiu um filme. Sua apresentação foi sobre a importância do uso do cinema como ferramenta didática. “O cinema nos ajuda a ofertar uma formação crítica e consciente”.
Ela exibiu o curta-metragem “Uma escolha” (“Mercy´s Blessing”), feito no Malawi. O filme mostra a situação das meninas no país em relação à educação. Muitas são obrigadas a abandonar a escola por conta da falta de recursos familiares para mantê-las, por causa de casamento e gravidez precoces e até de prostituição. O filme foi exibido em 19 festivais e ganhou dez prêmios.
Em seguida, ela iniciou os debates sobre a história, perguntando se alguém queria se manifestar sobre “o que estava sentindo naquele momento, logo após ver o filme”. Depois, Romélia começou a trazer questões mais específicas sobre o filme. “Uma das técnicas para usarmos o cinema em sala de aula é trazer as discussões para a realidade dos alunos”, observou.
O evento contou ainda com minicursos, apresentação de trabalhos e mesa redonda.