Geral
Estudantes de Agroecologia participam de IF na Praça em Santos Dumont
Estudantes do curso de Agroecologia do Campus Rio Pomba participaram, nos dias 8 e 9, de atividades em Santos Dumont. No primeiro dia, eles foram os responsáveis pela oficina de práticas agroecológicas na unidade do IF. Já na data seguinte montaram uma geodésica durante o IF na Praça, realizado no Bairro Quarto Depósito. As ações fazem parte do projeto de extensão (R)Existências, desenvolvido pelo Campus Santos Dumont.
A geodésica é uma estrutura de bambu que pode ser utilizada como viveiro, galinheiro e até habitação. “Nossa ideia foi trazer o bambu como um material alternativo e multifuncional. Falamos sobres noções básicas, o manejo da touceira, da parte botânica, como propagar o bambu. E também das aplicações, dos encaixes e dos domos geodésicos. Com o manejo adequado, o bambu é até mais sustentável que a madeira. É um recurso de baixo custo e que está disponível”, explicou o estudante Francislian Silveira.
Ao lado de Renato Gatti e Raquel Ceroni, eles apresentaram o mesmo material que ficou em exposição durante o Fórum Regional de Agroecologia, realizado entre os dias 8 e 12 de outubro. O grupo achou interessante apresentar este tipo de técnica aos estudantes e servidores de Santos Dumont. “É uma proposta superinteressante até por conta da carência dessas informações num meio tão tecnológico, pelo perfil dos cursos que o IF oferta em Santos Dumont”, analisou Francislian.