Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 11 > Estudantes de Agroecologia participam de IF na Praça em Santos Dumont

Estudantes de Agroecologia participam de IF na Praça em Santos Dumont

Eles foram convidados pela equipe do projeto de extensão (R)Existências para participar do evento realizado no dia 9.

Estudantes do curso de Agroecologia do Campus Rio Pomba participaram, nos dias 8 e 9, de atividades em Santos Dumont. No primeiro dia, eles foram os responsáveis pela oficina de práticas agroecológicas na unidade do IF. Já na data seguinte montaram uma geodésica durante o IF na Praça, realizado no Bairro Quarto Depósito. As ações fazem parte do projeto de extensão (R)Existências, desenvolvido pelo Campus Santos Dumont.

A geodésica é uma estrutura de bambu que pode ser utilizada como viveiro, galinheiro e até habitação. “Nossa ideia foi trazer o bambu como um material alternativo e multifuncional. Falamos sobres noções básicas, o manejo da touceira, da parte botânica, como propagar o bambu. E também das aplicações, dos encaixes e dos domos geodésicos. Com o manejo adequado, o bambu é até mais sustentável que a madeira. É um recurso de baixo custo e que está disponível”, explicou o estudante Francislian Silveira.

Ao lado de Renato Gatti e Raquel Ceroni, eles apresentaram o mesmo material que ficou em exposição durante o Fórum Regional de Agroecologia, realizado entre os dias 8 e 12 de outubro. O grupo achou interessante apresentar este tipo de técnica aos estudantes e servidores de Santos Dumont. “É uma proposta superinteressante até por conta da carência dessas informações num meio tão tecnológico, pelo perfil dos cursos que o IF oferta em Santos Dumont”, analisou Francislian.

#Pratodoverem: Os alunos montam a estrutura de bambu conhecida como geodésica.