Ensino
Incentivo à leitura marca Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Rio Pomba
Palestras, mesa-redonda, oficinas de artesanato, exposição de arte e muito incentivo à leitura. Este foi o resumo da I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Campus Rio Pomba, realizada entre os dias 23 e 29 de outubro. “Como primeira edição, estamos satisfeitos. Foi além do que esperávamos”, analisou a gerente de Acervos Bibliográficos e Multimeios, Tatiana dos Reis Maciel. “Foi um trabalho feito com amor e carinho. Faremos mais coisas no ano que vem. Temos que agradecer muito a participação dos alunos que participaram das atividades”, declarou a servidora da Biblioteca Jofre Moreira e uma das organizadoras do evento, Juliana Figueiredo, no encerramento do evento.
Já na abertura, os participantes puderam acompanhar a apresentação da mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e servidora da Biblioteca, Fernanda Amaral Bernardino. Ela falou sobre a importância do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação. “Quando falamos em tecnologia, as pessoas logo pensam em celulares, computadores. Mas os livros também são uma tecnologia. Não os abandonem”.
Ela reforçou que hoje o papel do professor é de mediador. “É preciso aceitar que o conhecimento é uma construção coletiva feita por ele e os alunos”.
A outra palestra foi feita pelo doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Blanquerna School Barcelona, Johnatan Mata. Ele falou sobre a experiência na área de criação literária. A leitura também foi tema da mesa-redonda “(Re)significação da Biblioteca no contexto escolar e a importância da leitura na formação do aluno”. Participaram da atividade os professores Marcela Zambolim e Helton Nonato.
Aqueles que estavam em débito com a biblioteca também tiveram a oportunidade de regularizar sua situação. Para isto, doaram livros, alimentos e materiais de higiene. Os materiais recolhidos serão entregues à Associação Santa Luiza de Marilac (Asilo de Rio Pomba).
Artes
Leitura e educação não foram os únicos pontos levantados durante o evento. Diversas manifestações artísticas também ganharam espaço na programação. No segundo dia de evento, foi o momento de os participantes “colocarem a mão na massa”. Durante as oficinas de artesanato, eles puderam construir objetos a partir de materiais recicláveis. Enquanto uns aprendiam, outros expunham sua arte no saguão da Biblioteca. Na I Mostra de Talentos, alunos e servidores puderam apresentar aos colegas desenhos, pinturas e esculturas.
As atividades terminaram com apresentação do Coral Vozes do Vale na Biblioteca. Estudantes e servidores prestigiaram os músicos que mostraram repertório de Lulu Santos, Frejat e Legião Urbana. Em seguida, os participantes confraternizaram e comemoraram o fim da Semana com um lanche.