Ensino
Professores refletem sobre prática educacional durante Planejamento Pedagógico 2020
Refletir sobre a prática educacional aplicada em nossa instituição. Este é o objetivo do Planejamento Pedagógico 2020, que está realizado durante esta semana (3 a 7 de fevereiro) no Campus Rio Pomba. Durante os cinco dias, os professores participam de palestras e grupos de trabalhos sobre temas que fazem parte de seu cotidiano profissional. O evento é organizado pela Diretoria de Ensino por meio da Coordenação Geral de Ensino Técnico.
Nesta terça, os docentes discutem sobre os tópicos previstos no documento “Diretrizes Indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, desenvolvido pelo Conif.
Para a discussão dos temas, foram montados oito grupos de trabalho. Entre os assuntos a serem debatidos estão educação inclusiva, metodologias integradoras e indicadores de qualidade de ensino. “Poderíamos trazer as ações exitosas desenvolvidas em outras instituições e implantarmos aqui. Mas não é isso que queremos. Nosso objetivo é que, a partir da identidade de nossa instituição, os professores reflitam sobre qual a melhor forma de colocarmos em prática essas diretrizes”, explica o coordenador-geral de Ensino Técnico, Francisco Juceme.
Abertura
O primeiro dia de evento contou a participação da doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leiva de Figueiredo Viana Leal. Ela falou sobre “Problemática dos saberes e das práticas necessárias ao professor do Século XXI”, reforçando a importância sobre o uso das novas tecnologias da informação na troca de conhecimento com os estudantes. Ainda na parte da manhã, o coordenador-geral de Ensino Técnico, Francisco Juceme, fez a apresentação “Construção da qualidade educacional: aspectos e dimensões do processo educativo em sua complexidade”.
À tarde, as novas tecnologias voltaram a ser foco do evento. A servidora do Campus e mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fernanda Amaral Bernardino, apresentou os resultados de sua pesquisa de Mestrado na palestra “Tecnologias e Educação: representações sociais na Sociedade da Informação”. Em seguida, foi a vez de as psicólogas Elisângela Sudré e Sabrina Louro tratarem sobre saúde mental do docente.
Mais palestras
Na quarta-feira, dia 5, as apresentações serão voltadas para as ações de Extensão. O pró-reitor José Valdir da Silva falará sobre curricularização da Extensão. Haverá ainda palestras com os representantes da Reitoria sobre o Programa Institucional de Apoio à Extensão (Piaex). Na quinta, o destaque será para as ações da área de Pesquisa e Inovação com a apresentação do pró-reitor André Narvaes e da responsável pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nittec), Flávia Ruback. O evento chega a seu fim no dia 7 com a apresentação dos eventos dos departamentos acadêmicos.