Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2021 > 06 > Nesta quarta: Projeto "Seu Lugar é Aqui" inicia encontros com alunos recém-chegados

Encontros virtuais acontecem às 13h30 e às 19h, buscando acolher novos estudantes no Campus Rio Pomba. Conheça a proposta.

Quem acaba de "chegar" ao Campus Rio Pomba, este semestre, tem um encontro marcado nesta quarta-feira (09) com diretores da unidade. Está começando o projeto "Seu Lugar é Aqui", com o objetivo de acolher os estudantes ingressantes, assegurando o acompanhamento destes alunos, em consonância com o Plano de Permanência e Êxito do IF Sudeste MG.

Os encontros virtuais acontecem em dois momentos: às 13h30, para os alunos de cursos diurnos, e às 19h, para alunos de cursos noturnos. O endereço de acesso à sala é  https://meet.google.com/wzg-dgyi-tiy. Neste primeiro dia, serão apresentados os diretores geral, de Ensino e de Pesquisa, enquanto na próxima semana, estará em foco a atuação da Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE). A interação entre participantes também acontece por meio de grupos no Whatsapp.

Seu Lugar é Aqui

Por já terem ingressado em momento de ensino remoto,  os estudantes que iniciam cursos no primeiro semestre de 2021 não tiveram oportunidade de contato direto com o Campus Rio Pomba, o que torna ainda mais difícil o conhecimento e entendimento de diversas ações e oportunidades institucionais oferecidas aos educando. Entre estas ações e benefícios, estão: bolsas de assistência estudantil, bolsas de pesquisa e extensão, grupos educacionais como PIBID, PET, dentre outros, estruturas de atendimento e responsáveis pela coordenação destas ações, etc.

Assim, o Projeto "Seu Lugar é Aqui" busca, principalmente, ampliar o acolhimento a estes ingressantes nos cursos técnicos e superiores do Campus Rio Pomba. E, de forma secundária, vem:

• criar canais de comunicação entre estudantes, familiares, docentes e gestores;
  • contribuir para maior articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
  • ampliar a permanência;
  • minimizar a evasão;
  • reduzir os impactos negativos trazidos pela pandemia Covid-19;
  • fortalecer o sentimento de pertencimento à instituição, contribuindo para a redução dos índices de evasão escolar e reprovação.

Segundo a diretora de Ensino do Campus Rio Pomba, Paula Reis de Miranda, estudos científicos apontam para a necessidade de acompanhamento dos estudantes que ingressam nos cursos de educação profissional e tecnológica, em especial no primeiro ano de inserção no curso. Atrelado a esse acompanhamento, tais estudos destacam a importância do envolvimento dos estudantes em atividades e projetos, tais como o "Seu Lugar é Aqui", que podem favorecer a sensação de  pertencimento e, como consequência, ampliar as chances de permanência na instituição.