Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Artigo de professor e estudantes do campus Rio Pomba é premiado no V CoBICET

Artigo de professor e estudantes do campus Rio Pomba é premiado no V CoBICET

Trabalho de pesquisa foi escolhido entre outros 153 aprovados no eixo de Ciências Exatas e da Terra de todo o país

“Algoritmos genéticos aplicados à prototipação robótica: um estudo de caso”. Este é o título do trabalho de pesquisa do docente do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG, Sergio Muinhos Barroso Lima, e dos alunos Cauã Anacleto e Rafael Trigo Azevedo Reis de Souza, classificado em primeiro lugar, dentre outros 153 de todo o país, no eixo de Ciências Exatas e da Terra (CEXA), do  V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – CoBICET 2024.

Para o professor Sérgio, a premiação “é evidência inequívoca da capacidade dos nossos alunos no desenvolvimento de temas relevantes no cenário científico e tecnológico nacional, refletindo a sua sólida formação acadêmica, colocando-os em pé de igualdade aos alunos das maiores e mais respeitadas instituições de ensino do país,  haja vista que o CoBICET é organizado e apoiado por instituições do peso da USP, UNICAMP, UFJF, UFVJM, UFRGS, dentre outras”, enfatiza.

O docente explica que, no campo tecnológico,  o artigo aborda duas áreas em franca expansão: a inteligência artificial e a robótica, agregando novas perspectivas para o laboratório IF Maker. “Mais especificamente em IA, o projeto aborda os algoritmos genéticos, que simulam o processo de seleção natural proposto por Charles Darwin, e que podem gerar respostas para problemas complexos. O projeto tem como desdobramentos, a partir do segundo semestre, a modelagem 3D de artefatos robóticos,  a simulação do aprendizado do processo de caminhar para robôs quadrúpedes, a produção de jogos, a consubstanciação dos protótipos em impressora 3D e a exploração de outras técnicas de IA, como os algoritmos de enxame, por exemplo”, detalha Sérgio.

As atividades de pesquisa foram importantes para o estudante Cauã Anacleto, do 5º período de Ciência da Computação. “Participar do projeto me proporcionou um contato direto com áreas que não vemos muito durante o curso, principalmente a eletrônica. Prototipar e testar esses artefatos foi muito interessante e me deu um grande panorama de projetos, ideias de TCC e mais. Gostei muito e pretendo participar de mais projetos”, completa.

Já para o estudante Rafael Trigo, também do 5º período de Ciência da Computação, “estar em um projeto de iniciação científica foi uma experiência extremamente enriquecedora e gratificante! Mesmo sendo meu primeiro contato com a pesquisa científica, o processo me proporcionou diversas oportunidades para aprender coisas novas e entender que a busca por conhecimento pode ser muito mais interessante do que aparenta. Embora não tenha sido fácil, foi muito recompensador ver o esforço de todos os envolvidos, inclusive o meu, gerando resultados e sendo reconhecido”, comemora.

O trabalho de pesquisa

O artigo “Algoritmos genéticos aplicados à prototipação robótica: um estudo de caso” apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo da velha robótico desenvolvido em Raspberry Pi, assim como os problemas encontrados no caminho, possibilidades e outras potencialidades da aplicação de algoritmos genéticos em artefatos de prototipação robótica, seja para navegação autônoma, definição de comportamentos em jogos, ou na solução de outros problemas relacionados à natureza desses artefatos, com vistas à criação de protótipos de jogos, brinquedos, automação ou mesmo para uso educacional, principalmente no ensino da robótica e da inteligência artificial.

Clique aqui para ler o artigo completo.

O  Congresso

O CoBICET - Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é o evento que propõem trazer para o formato congresso a mesma proposta dos cursos interdisciplinares, e congrega em sua programação palestras diversas, em 12 áreas temáticas, abrangendo todos os domínios de conhecimento. Por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, o evento propõe mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia, em suas mais diversas atuações, e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar.

Em 2024, o evento foi realizado entre os dias 26 a 30 de agosto, e teve como tema: “Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia”.  As atividades foram totalmente online, de forma a permitir a participação de toda a comunidade acadêmica nacional, com atividades assíncronas e síncronas, para que o participante escolhesse o formato mais conveniente.