Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Aula inaugural do Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos acontece nesta quinta, 14/03

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) do Campus Rio Pomba convida para a palestra do professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa, Cláudio Furtado Soares, que acontecerá na sala anexa ao DCTA 3, às 13h.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) do Campus Rio Pomba realiza nesta quinta-feira, 14 de março, a Aula Inaugural do curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IF Sudeste MG. O professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa, Cláudio Furtado Soares, proferirá palestra para os presentes, na sala anexa ao DCTA 3, às 13h.

Para o Diretor-geral do Campus Rio Pomba, professor José Manoel Martins, a instalação do curso representa um avanço significativo não apenas para a região, mas também para todo o estado de Minas Gerais. "Possui uma enorme responsabilidade por ser o primeiro Doutorado Profissional criado por um Instituto Federal mineiro, sendo um marco importante na verticalização da educação pública no Brasil. A formação de profissionais altamente qualificados neste nível de ensino contribui não apenas para o desenvolvimento acadêmico e científico da área de alimentos, mas também para o avanço do setor produtivo e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. Através da realização de pesquisas aplicadas e do desenvolvimento de projetos inovadores, os profissionais formados no Doutorado podem trazer benefícios tangíveis para a indústria de alimentos, para os consumidores e para a economia local e regional", enfatiza.

O Diretor José Manoel acredita que para fortalecer o Doutorado Profissional e obter resultados ainda mais expressivos, "é essencial investir na educação em todos os níveis, desde o técnico até a pós-graduação. A formação de profissionais capacitados e atualizados é fundamental para o avanço contínuo do setor de alimentos e para a solução dos desafios presentes nesse campo. O estímulo à inovação e ao desenvolvimento de produtos de qualidade contribui para trazer soluções criativas e sustentáveis que impulsionam a sociedade em direção a um futuro melhor", completa.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, professor Maurílio Lopes Martins, acredita que "a aprovação do Doutorado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Capes é uma conquista para o campus Rio Pomba e consolida o IF Sudeste MG e o nosso campus como referência na pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisa e inovação para a Zona da Mata Mineira e para o país".

O Palestrante

O professor Cláudio Furtado Soares, natural de Rio Pomba, é Técnico em Laticínios pela EPAMIG/Cândido Tostes, possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV , mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV e doutorado em Engenharia de Produção/Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ. É professor aposentado do DTA/ UFV. Foi Vice-Reitor da mesma universidade e Diretor-Presidente da FUNARBE.

Exerceu função de Chefe Geral da EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora - MG. É Sócio Fundador do Laticínios Queijos & Queijos e atualmente é Diretor Geral do Agros - Instituto UFV de Seguridade Social, Diretor Adjunto do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas e membro do Conselho Deliberativo do CNPq.

Leia também: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/reitoria/2023/06/primeiro-doutorado-profissional-do-if-sudeste-mg-e-aprovado-pela-capes