Destaque
Campus Rio Pomba completa 60 anos nesta terça-feira, 16 de agosto
O campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IF Sudeste MG, comemora nesta terça-feira, 16 de agosto, 60 anos de criação. Durante essas seis décadas, o campus expandiu suas atividades na oferta de educação de excelência em formato presencial e a distância (EaD). A gama de cursos ofertados aumentou no decorrer dos anos e, atualmente, são cerca de 30 formações profissionalizantes que atendem aos estudantes em cursos técnicos integrados, concomitantes, e subsequentes ao ensino médio, cursos de formação inicial e continuada, cursos de graduação em áreas agrárias e tecnológicas, licenciaturas e bacharelados, além de cursos de pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu.
O campus Rio Pomba oferece aos seus estudantes uma formação educacional que ultrapassa os limites da sala de aula. Estágios, visitas técnicas, jogos estudantis, intercâmbios e eventos culturais e científicos são algumas das atividades que contribuem para a formação integral e de qualidade dos alunos da instituição. Os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão envolvem estudantes e servidores, que desenvolvem ações e práticas que beneficiam as comunidades interna e externa ao campus, promovendo a formação de cidadãos capazes de transformar a realidade social ao seu redor.
Um pouco de sua história
O Campus Rio Pomba surgiu, com este nome, a partir da criação dos Institutos Federais em 2008. Porém, a história da escola começa bem antes. Em 16 de agosto de 1962, por intermédio do deputado Ultimo de Carvalho junto ao Governo Federal, foi inaugurada a Escola Agrícola de Rio Pomba. Com estrutura de escola-fazenda, o objetivo era oferecer aos jovens uma possibilidade de formação na área agrária, foco da economia local.
Com o passar dos anos, a instituição ganhou nomes diferentes (Ginásio Agrícola, Colégio Agrícola, Escola Agrotécnica Federal), mas sempre visando a capacitação profissional. No final da década de 90, a instituição já não se centrava apenas nos cursos rurais, ofertando outras formações, como na área de informática.
Em 2002, passou a ser Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet RP). Isto permitiu a oferta do primeiro curso de graduação: Tecnologia de Laticínios. A partir de 2008, juntou-se à Escola Agrotécnica de Barbacena e ao Centro Técnico Universitário de Juiz de Fora, formando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.
Ao longo de sua trajetória, o Campus Rio Pomba passou pelas seguintes transformações:
- Ginásio Agrícola de Rio Pomba: em 13 de dezembro de 1964, através do Decreto N° 53.558/64.
- Colégio Agrícola de Rio Pomba: em 25 de janeiro de 1968, através do Decreto N° 62.178.
- Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba – MG: em 04 de setembro de 1979, através do Decreto N° 83.935.
- Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba: em 14 de novembro de 2002.
- Campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais: em 30 de dezembro de 2008.