Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Campus Rio Pomba conquista 3º lugar em Torneio Leiteiro Municipal com vaca Jataí

Estudantes do curso de Zootecnia prepararam o animal desde o mês de julho, com um trabalho intensivo para que Jataí tivesse um salto em sua produção de leite de 28 kg/dia para 61 kg/dia em duas ordenhas durante a competição

Um valoroso trabalho de equipe. Assim pode ser resumido o empenho dos estudantes do curso de Zootecnia do campus Rio Pomba, que resultou na conquista do terceiro lugar para a vaca Jataí no Torneio Leiteiro Municipal realizado na 38ª Exposição Agropecuária de Rio Pomba. O mérito pertence aos alunos Daniel, Maria da Layla, Geysa, Ítalo, Gregória, Wagner, Thomas, João Pedro, Vanessa, Victor e Igor que, sob a coordenação do estudante Otávio César Ferreira, trabalharam intensamente para levar Jataí à competição.

O trabalho começou em julho separando a vaca Jataí e fazendo uma alimentação balanceada três vezes ao dia,  mantendo todo ambiente adequado para o animal, com cama de maravilha, água de qualidade e ventilação. O fruto do trabalho fez com que a vaca saltasse sua produção de leite de 28 kg por dia para 61 kg por dia em duas ordenhas durante a competição. A vaca foi premiada em 3° lugar na categoria Vaca 8 dentes Municipal, com uma produção total de 173,770 kg durante o torneio leiteiro.

Para o professor Rafael Monteiro Araújo Teixeira, que orientou os estudantes de Zootecnia, "os alunos demonstraram que com trabalho em equipe, nutrição adequada, genética, manejo do ambiente bem feito e bem estar do animal é possível obter bons resultados. Contudo, o mais importante é que os estudantes aprenderam a colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Além disso, aprenderam a conversar com empresas como a Pietro Tech, que patrocinou todo concentrado da vaca Jataí, a trabalhar em equipe e a ter liderança. Uma competição dessa tem muitos desafios e os estudantes envolvidos saíram vitoriosos pelo trabalho, pela possibilidade de participar e pelo resultado", enfatiza.