Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Campus Rio Pomba promove Semana de Mobilização pela Educação Especial Inclusiva

Campus Rio Pomba promove Semana de Mobilização pela Educação Especial Inclusiva

Vídeos, músicas, filmes e mural que abordam a temática serão apresentados aos estudantes em sala de aula, no Refeitório e no hall do Prédio Central

Permitir que os alunos possam estar juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação, é o objetivo da educação inclusiva, que deve ser fruto de uma ação política, cultural, social e pedagógica. O Campus Rio Pomba vivencia o tema durante a Semana de Mobilização pela Educação Especial Inclusiva, que acontece de 9 a 13 de setembro.

Durante esse período, os estudantes poderão assistir vídeos, músicas e filmes, que serão exibidos no Refeitório do  campus. No hall do Prédio Central foi preparado um mural e banner temático com informações sobre o assunto. "Também foi solicitado aos professores do primeiro horário de terça-feira, dia 10, que apresentem um vídeo com a declamação do Poema incluir é.... Esse vídeo foi editado pela equipe do NAI e a poesia foi declamada por alguns discentes matriculados no campus", explica a Diretora de Ensino, Paula Reis de Miranda.

A atividade faz parte do calendário aprovado em novembro de 2023, pelo Consu, para toda o IF Sudeste MG e, a partir de 2024, a Semana de Mobilização já está incluída no calendário acadêmico.

Formação Inclusiva

De acordo com a literatura especializada, as instituições de ensino, de certa forma, sempre limitaram o processo de formação educacional de toda sociedade. Mas, a partir de uma visão de direitos humanos, de igualdade social, de reconhecimento das diferenças e de cidadania, começa-se a fomentar políticas públicas para que toda a sociedade tenha direito à educação. Essas políticas públicas contribuem com mudanças organizacionais e culturais nas escolas, interferindo até mesmo em espaços fora delas. Assim, a formação educacional passa a ser repensada, com avanços significativos, com a construção de sistemas pedagógicos inclusivos.

A educação inclusiva proporciona o acesso a todos ao saber e minimiza as barreiras para aprendizagem, engloba todos os alunos no processo de crescimento e desenvolvimento que vivenciam o processo de ensino aprendizagem de acordo com suas particularidades.

Desta forma, na busca pela igualdade humana perante às diferenças dos sujeitos, que devem ser respeitados, sem atitudes discriminatórias e preconceituosas, é que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) vem colaborar em defesa do direito de todas as pessoas viverem em sociedade tendo igualdade de direitos.

Assista os vídeos produzidos no Campus