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Comissão de Formação Continuada do Campus Rio Pomba promove rodas de conversa

O objetivo é discutir temas atuais e relevantes com os servidores, promovendo a Formação Continuada. Próximo encontro acontece em janeiro

A Comissão de Formação Continuada do Campus Rio Pomba vem promovendo rodas de conversa com o objetivo de discutir temas atuais e relevantes com os servidores. A atividade está de acordo com a resolução RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020, que traz, em seu artigo 4º, que "a Formação Continuada de Professores da Educação Básica é entendida como componente essencial da sua profissionalização, na condição de agentes formativos de conhecimentos e culturas, bem como orientadores de seus educandos nas trilhas da aprendizagem, para a constituição de competências, visando o complexo desempenho da sua prática social e da qualificação para o trabalho".

Dois encontros virtuais já aconteceram: um no dia 3 de novembro, e o outro no dia 1º de dezembro; sobre a avaliação da aprendizagem e sobre inclusão, ensino e aprendizagem do aluno com TDAH, respectivamente. E, conforme a Comissão, mais uma roda de conversa está prevista para janeiro. A data ainda será divulgada, mas todas e todos já estão convidados (as) a participar. 

Saiba um pouco sobre as primeiras rodas de conversa

Como avaliar a aprendizagem durante o ensino remoto emergencial?

A pandemia do novo coronavírus (Covid 19) acarretou mudanças profundas no modo de vida do mundo inteiro, alterando e reestruturando também a forma de ensinar, aprender e verificar a apropriação do conhecimento. Nesse cenário de inúmeras novidades e desafios, como avaliar com eficácia a aprendizagem dos discentes? Essa pergunta foi tratada na Roda de Conversa realizada com a Profª. Ma. Josy Gonçalves – IFCE/Campus Tianguá. 

Inclusão, ensino e aprendizagem do aluno com TDAH.

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é objeto de estudo desde a década de 1980, inicialmente procurava-se os sintomas e causas. Na escola, o TDAH passou a ser frequentemente estudado. As inquietações por informações permeiam a formação continuada dos professores, saber a forma de intervenção pedagógica é importante para o desenvolvimento do aluno portador desse transtorno. Para contribuir com informações sobre o TDAH, duas especialistas na área foram convidadas pela comissão, as professoras e psicopedagogas Flaviane Felisberto dos Reis e Raquel Angel da Silva Ribeiro Amorim.