Geral
Dirigentes do Campus Rio Pomba apresentam balanço da gestão em dois anos de atuação
Nesta sexta-feira, 19 de maio, a atual gestão do campus Rio Pomba completa dois anos à frente da instituição. A equipe de diretores, liderada pelo professor José Manoel Martins, eleito diretor-geral do campus por alunos, professores e técnicos administrativos, faz um balanço das conquistas que marcaram a administração até o momento e aponta os desafios que ainda devem ser vencidos até o final do mandato (2021-2025).
Para o Diretor-geral, José Manoel, a gestão até aqui foi “marcada pela transparência, harmonia e o diálogo constante com a comunidade acadêmica. Conseguimos alguns avanços importantes, contribuindo com o crescimento do IF Sudeste MG. Algumas ações podem ser destacadas, como a ampliação do número de projetos de ensino, pesquisa e extensão, a busca constante de parcerias com a iniciativa privada, a prospecção da criação de quatro Centros de Referência sob a sua responsabilidade e a criação de novos cursos”, destaca.
José Manoel Martins aproveita a oportunidade para agradecer a todos os estudantes e servidores do Campus Rio Pomba pelo comprometimento e trabalho desenvolvido em cada Departamento e Setor Administrativo. “Estamos cientes de que muitos desafios ainda estão por vir, mas com a dedicação e o empenho de todos, estes serão devidamente superados”, acredita.
A seguir, um retrospecto de ações de Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional, Administração e Gestão de Pessoas, realizadas no período 2021-2023 e os desafios apontados pelos setores.
DIRETORIA DE ENSINO
Ações e realizações:
-
15 projetos de ensino;
-
Mais de 100 monitorias;
-
6 monitorias inclusivas;
-
3 mediadores digitais;
-
Abertura do curso Técnico em Alimentos EAD e do Técnico em Comércio EJA-EPT;
-
Proposição de 5 novos cursos: Técnico em Química integrado, Técnico em Secretaria Escolar na modalidade EAD, Tecnologia em Laticínios na modalidade EAD, Agronomia, Graduação em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado;
-
Aprovação de 2 cursos FICs : Curso FIC de Matemática Elementar e Curso FIC em Formação Pedagógica em EJA integrada à EPT;
-
Atualização das matrizes curriculares de 4 técnicos integrados;
-
Oferta de alimentação a todos os estudantes ingressantes no primeiro mês letivo;
-
Subsídio para o transporte escolar para todos os estudantes;
-
Aprovação de mais de 60 estudantes do EMI em cursos superiores;
-
Aprovação de estudantes da graduação em seleções de mestrado, doutorado e seleção de emprego em conceituadas empresas e instituições;
-
Divulgação e ampliação das redes sociais do campus realizando postagens diárias fomentadas pela comunidade interna e externa;
-
Aprovação de Política de Assistência Estudantil para estudantes da EJA/EPT;
-
Participação em eventos esportivos em etapas locais, regionais, estaduais e nacionais;
-
Apoio Educacional de Matemática, Português, Química e Física em horários livres;
-
Reconhecimento, com nota máxima, do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios;
-
Ampliação da entrada e redução da evasão nos cursos técnicos integrados;
-
Realização de editais de vagas remanescentes, vagas complementares, processos seletivos;
-
Recolhimento e distribuição de livros didáticos;
-
Emissão de mais de 100 fichas catalográficas e mais de 8 mil empréstimos de livros;
-
Fomento e realização de palestras, eventos, cursos e grupos de estudos.
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Ações e realizações:
-
Consolidação da Iniciação Científica (IC), com expressivo quantitativo de projetos submetidos a editais de IC e consequentemente com grande aporte financeiro para o pagamento de bolsas de IC de nível superior e médio;
-
Oferta de mais um curso de mestrado profissional stricto sensu em rede: o PROEF (Mestrado Profissional em Educação Física);
-
Submissão à Capes de uma proposta de oferta do primeiro doutorado profissional do IFSudesteMG - Doutorado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos;
-
Fortalecimento da missão institucional na verticalização do ensino;
-
Atendimento a estudantes de diversos estados brasileiros com os cursos de pós-graduação lato sensu EAD;
-
Licenciamento de tecnologia patenteada pelo IFSudeste MG - campus Rio Pomba;
-
Apoio financeiro na modalidade bolsa pesquisador aos programas de mestrado stricto sensu;
-
Resolução de demandas reprimidas em relação ao registro acadêmico dos discentes da Pós-graduação;
Desafios:
-
Criar mecanismos para uma maior participação de estudantes de nível médio na pesquisa científica;
-
Incentivar cada vez mais o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e inovadoras e que possam gerar retornos à sociedade;
-
Possibilitar maior fomento para o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica e pós-graduação;
-
Prospecção de parceiros para a captação de recursos externos a serem aplicados no desenvolvimento das pesquisas e manutenção e aperfeiçoamento de laboratórios.
DIRETORIA DE EXTENSÃO
Ações e realizações:
-
Retomada das ações de Extensão nas 8 áreas temáticas: Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho, Educação, Cultura, Saúde e Direitos Humanos e Justiça;
-
Nos últimos 2 anos o Campus tem se consolidado como Campus que desenvolve projetos em todas as áreas;
-
Aumento do número de bolsas de Extensão;
-
Valorização das ações de Arte, Cultura, Esporte e Lazer por meio de edital específico que aumenta o período de financiamento e realização dessas ações no Campus a exemplo do teatro, coral, academia etc.;
-
Construção e publicação de Orientação normativa específica para o estágio.
-
Retomada da mobilidade acadêmica internacional por meio do recebimento de estagiários estrangeiros;
-
Retomada da participação do Campus nas ações do Projeto Rondon (Operação Rondon das Gerais e Operação Guaicurus, respectivamente nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul;
-
Realização de 91 eventos de extensão, apenas no ano de 2022.
Desafios:
-
Retomada dos programas de mobilidade acadêmica internacional por meio da participação de servidores e estudantes do Campus (Ação prevista para acontecer em Outubro de 2023);
-
Curricularização da extensão;
-
Implementação da política de egressos;
-
Prospecção de recursos;
-
Formalização e consolidação de parcerias;
-
Consolidação e implantação de programas de extensão de caráter contínuo.
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Ações e realizações:
Coordenação Geral de Produção
-
Busca contínua pela melhoria nos processos de registro, contratações e aquisições para os setores produtivos;
-
Registro de setores de abate de animais (aves e coelhos) e entreposto de produção de ovos;
-
Aquisição de biodigestor para setor de suinocultura (aguardando instalação);
-
Equipamentos para fábrica de rações;
-
Aquisição de equipamentos diversos para setores produtivos;
-
Construção de um planejamento pedagógico junto aos departamentos, a fim de melhor dimensionamento e aproveitamento dos setores produtivos.
Desafios:
-
Implantação de programa de controle de produção, integrando todos os setores da Instituição, a fim de mapear e registrar a movimentação da produção em um sistema informatizado;
-
Implantação de programa para recebimentos via PIX e Cartão no Posto de Vendas da Instituição.
Prefeitura do Campus
-
Avanços na parte de paisagismo;
-
Implantação do projeto de gases no IPCA;
-
Reforma da ETA;
-
Atendimento a diversas demandas de manutenção predial no Campus.
Desafios:
-
Finalizar junto a Reitoria, o Projeto de Restruturação da rede elétrica e de rede de dados do Campus;
-
Atender os diversos chamados de infraestrutura do Campus, tendo em vista a escassez de insumos e mão-de-obra;
-
Construção do novo Pavilhão de salas de aula;
-
Instalar novas câmeras de segurança no Campus;
-
Avançar na questão do licenciamento ambiental.
Gerência de Tecnologia da Informação
-
Aumento do link de internet da RNP de 100 para 300 Mbits;
-
Viabilização da qualificação dos servidores lotados na GTI (graduação e mestrado);
-
Implantação e integração da solução wifi Ruckus/Cisco;
-
Ampliação e renovação do parque computacional (notebooks e computadores);
-
Substituição de switchs danificados ou obsoletos com a finalidade de melhoria no desempenho da rede interna.
Desafios:
-
Ampliar a implantação de fibra óptica no Campus;
-
Ampliar o link de internet do Campus;
-
Realizar aterramento de diversas instalações do Campus, visando maior segurança.
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
Ações e realizações:
-
Fortalecimento da transparência;
-
Divulgação do Painel Orçamentário com todas as receitas e despesas do campus;
-
Divulgação de todas as compras e contratações no site institucional do campus;
-
Implantação do processo 100% eletrônico em todos os setores administrativos;
-
Aquisição de novos livros para a biblioteca;
-
Aquisição de equipamentos para os departamentos;
-
Renovação do parque informático com aquisição de novos computadores;
-
Aquisição de equipamentos para o laboratório IFMaker;
-
Aquisição de Aparelho de Densitometria Óssea para o Núcleo de Educação Física e Saúde;
-
Aquisição de equipamentos para ampliação do sinal de internet para os estudantes;
-
Reformas das estufas da casa de vegetação e da agricultura;
-
Implantação de cartão corporativo para compras de pequeno valor de materiais para aulas práticas;
-
Suporte às equipes de planejamento da contratação;
-
Alimentação, transporte e uniformes gratuitos para alunos carentes;
-
Subsídio para o transporte escolar para todos os estudantes;
-
Alimentação gratuita para todos os estudantes nos primeiros meses do ano letivo;
-
Execução integral do recurso do PNAE, priorizando aquisições da agricultura familiar;
-
Oferta de estagiários para as diretorias sistêmicas;
-
Restruturação da Seção de Patrimônio;
-
Identificação de bens inservíveis pela Comissão de Desfazimento;
-
Manutenção da frota de veículos;
-
Ampliação do horário de atendimento ao público;
-
Implantação do Programa de Gestão;
Desafios:
-
Adequação das ações das diretorias e departamentos diante da realidade orçamentária;
-
Aprimoramento dos Estudos Técnicos Preliminares e Mapas de Riscos;
-
Aprimoramento de ações de segurança pessoal e patrimonial;
-
Implantação de usinas fotovoltaicas para redução dos gastos com energia;
-
Realização do Inventário de todos os bens;
-
Implantação do SIADS;
-
Realização dos desfazimentos dos bens inservíveis (doações ou leilões);
COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS
Ações e realizações:
-
Aprimoramento das ações em relação ao atendimento dos servidores, através de divulgação de dados estatísticos na área de Gestão de Pessoas;
-
Maior rapidez nas análises das solicitações para concessão dos diversos direitos dos servidores;
-
Criação do "Projeto CGP com você", que tem como objetivo a melhoria da comunicação, integração, desenvolvimento, divulgação de relatórios gerenciais, além da recepção e reconhecimento de novos e antigos servidores;
-
Ao longo do projeto, foram compartilhados imagens/vídeos e informações sobre os assuntos que mais geram dúvidas entre os servidores, materiais que foram enviados através das redes sociais do Campus e pelo e-mail institucional;
-
Realização da Caminhada guiada no Campus;
-
Promoção de palestra sobre aposentadoria e oficinas de meditação e musicoterapia no dia do Servidor;
-
Lançamento dos Boletins Semestrais, com o objetivo de propiciar informação às comunidades externa e interna, buscando gerar dados para a Gestão do Campus balizar suas ações e políticas gerenciais com melhor embasamento.
-
O setor teve, nestes 2 anos, diversas solicitações de benefícios, licenças, afastamentos, movimentações de pessoal, progressões, capacitações entre outros, que geraram um volume de trabalho de aproximadamente 8290 atividades realizadas por toda a equipe da CGP.