Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Educação Física Inclusiva é tema de palestra para estudantes do campus Rio Pomba

Alunos do curso de Licenciatura em Educação Física receberam a palestrante Teresinha Ferreira, da UFV, no dia 02 de setembro

Estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do 3º e 5º períodos participaram nesta segunda-feira, 02/09, de palestra organizada dentro da disciplina Praticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Física. O evento foi organizado pela docente Mariana Novais  e pelo discente Thomas Oliveira e contou com a presença da palestrante Teresinha Ferreira, mestra em cidadania e paisagem pelo Departamento de História da UFV, servidora no Departamento de Cultura da UFV, além de pesquisadora e ativista nas causas raciais e de matriz africana.

De acordo com a professora Mariana, a disciplina oferece "uma oportunidade ímpar no currículo para que possamos ampliar os sentidos e os significados da inclusão para outros marcadores sociais da diferença. Historicamente, é uma disciplina abordada somente pela ótica da adaptação de práticas corporais para o público da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades), e é urgente que façamos uma Educação Física inclusiva nas escolas, também do ponto de vista do gênero, da raça e da classe, por exemplo. Para isso, devemos formar professores e professoras que conheçam a história e a cultura africana, afro-brasileira e indígena para que concretizem no chão da escola o que as diretrizes curriculares decorrentes das Leis 10.639 e 11.645 preconizam", esclarece.

Para o estudante Thomas Oliveira, "organizar e participar de momentos como esses me enchem de esperança e perspectivas, percebo o quanto ainda há de bom no mundo o quanto as culturas e o respeito fazem parte do mundo melhor que tanto buscamos. Fico extremamente feliz em encontrar na educação física portas para disseminar essa diversidade", comenta.

"A atividade foi excepcional, a Terezinha nos trouxe além da simpatia, informação, livros, contexto histórico e as diretrizes bases da educação inclusiva e da inclusão do conteúdo étnico-racial nas escolas. Com certeza seremos profissionais melhores após essa contribuição ", explica a aluna  Jacqueline, do 3° período de Educação Física.