Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Egresso do campus Rio Pomba apresenta trabalho no COBENGE 2024

Egresso do campus Rio Pomba apresenta trabalho no COBENGE 2024

Luan Ribeiro Braga acaba de concluir o curso de especialização lato sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

O estudante Luan Ribeiro Braga, que acaba de concluir o curso de especialização lato sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica no campus Rio Pomba do IF Sudeste MG, teve seu trabalho de trabalho de conclusão de curso aprovado para apresentação e publicação de artigo nos anais do 52º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, realizado na UFES, no período de 16 a 19 de Setembro de 2024. O trabalho "Metodologias ativas em cursos técnicos de Eletrotécnica e Eletromecânica; um relato de experiência docente" foi orientado pela professora Cíntia Fernandes Marcellos.

O trabalho

O trabalho avaliou a efetividade da adoção da Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no processo de aprendizagem de estudantes dos cursos técnicos de nível médio, bem como registrar as observações de um jovem engenheiro-professor ao longo de sua experiência de qualificação docente. As intervenções foram realizadas em uma turma do curso técnico integrado em Eletrotécnica (17 a 19 anos) e em uma do curso técnico concomitante/subsequente em Eletromecânica (18 a 58 anos). Em ambas as turmas foi desenvolvido o tema de Controle de Processos na Automação Industrial em aplicações presentes na Agricultura e Zootecnia de Precisão.

Durante o processo, o professor utilizou um diário de bordo para registrar suas observações e interações com os estudantes, além de avaliações formativas e de abordagem mista nas atividades propostas. Os resultados mostraram diferenças no desempenho das turmas, conforme a metodologia adotada. Com a utilização da SAI, verificou-se, por meio do registro observacional, que a turma de Eletrotécnica apresentou melhor desempenho quando comparada com a turma de Eletromecânica. Já com a utilização da ABP, a turma de Eletrotécnica obteve um desempenho inferior nas atividades propostas em relação à turma de Eletromecânica.

A intervenção permitiu ao professor observar habilidades cognitivas e socioemocionais de seus alunos, que, até então, não eram manifestas em sala de aula. Constatou-se que a diversificação do ambiente escolar com a utilização das metodologias ativas favorece o desenvolvimento de importantes competências e habilidades e estimulam maior envolvimento dos estudantes com a aprendizagem.

O Congresso

O 52° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e o VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (COBENGE 2024) ocorre no período de 16 a 19 de setembro de 2024, no formato presencial, na cidade de Vitória – ES, realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). Este ano o tema central será: “Engenharia do futuro: formação, desafios complexos e demandas da sociedade".

O evento é considerado o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Com periodicidade anual, vem sendo realizado pela ABENGE, ininterruptamente, desde sua fundação em 1973.

O COBENGE reúne gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.