Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudantes de Serviços Jurídicos fazem visitas técnicas a Cartórios de Rio Pomba

As visitas técnicas, feitas nos dias 21 e 22 de agosto, são complementares às atividades extraclasse proporcionadas pela disciplina Direito Notarial e Registral, ministrada pela professora Virgínia Maria Canônico Lopes.

Estudantes do curso Técnico em Serviços Jurídicos do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba realizaram visitas técnicas às serventias extrajudiciais da comarca de Rio Pomba. As visitas técnicas, feitas nos dias 21 e 22 de agosto, são complementares às atividades extraclasse proporcionadas pela disciplina Direito Notarial e Registral, ministrada pela professora Virgínia Maria Canônico Lopes, que acompanhou os estudantes na atividade.

A primeira serventia visitada foi o Cartório de Registro de Imóveis, situado na Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira, 126 - Centro. A Oficiala titular responsável, Débora Cristina Pimenta Diniz, recebeu o grupo com muita cordialidade e discorreu sobre as atividades cartorárias, formas de atendimento, arquivo de documentação, divisão e organização dos trabalhos, emolumentos, forma de ingresso na carreira, impedimentos e obrigatoriedade da atividade cartorária. Foi uma verdadeira aula prática para nossos alunos!!!

A segunda serventia visitada foi o Cartório do 1º Tabelionato de Notas de Rio Pomba, fundado em 01 de janeiro de 1832 (o primeiro cartório da comarca), situado na Praça Dr.Último de Carvalho, nº 59. A Tabeliã titular é Élida Marini Saraiva, a substituta legal Oihama Marini Saraiva Xavier e o responsável legal Gleison Saraiva, sendo este quem recebeu os estudantes com muita atenção e propriedade em suas palavras. Eloísa Soares Santiago é aluna do curso Técnico em Serviços Jurídicos e funcionária há mais de dez anos do Cartório do 1º Tabelionato de Notas.

Os alunos puderam aprender sobre os documentos elaborados em um cartório de notas, a destinação e praticidade das escrituras públicas, procurações, emancipações, etc. Foi uma excelente intervenção prática para a apreensão dos conceitos da disciplina Direito Notarial e Registral. Ainda, os alunos visualizaram livros de atos e registros do século XIX e XX, aproximando-se da história do 1º Tabelionato de Notas desta comarca.

As visitas técnicas são uma proposta da coordenação do curso, atualmente a cargo da professora Marlene de Paula Pereira.