Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudantes do campus Rio Pomba participam de Olimpíada de Educação Financeira

Estudantes do campus Rio Pomba participam de Olimpíada de Educação Financeira

Alunos do primeiro ano dos cursos técnicos de Alimentos e Informática realizaram as provas da OLITEF nesta quarta-feira, 18/09

Cinco estudantes do primeiro ano do curso técnico integrado em Alimentos e um do curso técnico de Informática do Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG realizaram nesta quarta-feira, 18/09, as provas da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF).  A prova foi composta por 15 questões de múltipla escolha e teve duração de 1h40. Os professores Wildson Justiniano Pinto e Ivy Silva Costa foram responsáveis pelo desenvolvimento das atividades no campus.

A OLITEF é organizada em parceria com o Ministério da Educação, o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa de valores do Brasil. É destinada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. A competição oferece uma capacitação abrangente sobre finanças pessoais, investimentos, economia, orçamento, consumo e comportamento, apresentada de forma dinâmica e envolvente.

De acordo com o professor Wildson, todos os estudantes do campus Rio Pomba do primeiro ano foram convidados a participar. "A participação em olimpíadas como a OLITEF (Olimpíada Brasileira de Educação Financeira) vai além da sala de aula, proporcionando uma experiência prática e competitiva que estimula o pensamento estratégico e a resolução de problemas reais. Ao aprender desde cedo sobre como gerenciar suas finanças, os estudantes adquirem habilidades fundamentais para tomar decisões inteligentes sobre poupança, investimento, crédito e consumo", argumenta.

Como preparação para o concurso, foi oferecida uma plataforma para capacitar professores com recursos didáticos especializados, ao mesmo tempo que preparou os alunos para gerenciar seus recursos (ganhos e gastos), economizar seu dinheiro e da família de forma eficaz e entender sobre as diferentes alternativas de investimentos. "Os alunos tem acesso a uma trilha de conhecimento por meio de uma plataforma, onde são desafiados a aplicar os conceitos de educação financeira em cenários práticos e, assim, possibilita desenvolver uma visão crítica e responsável sobre o uso do dinheiro. Mais do que uma competição, a OLITEF é uma oportunidade para que os jovens reforcem sua autonomia e criem hábitos financeiros saudáveis, preparando-os para enfrentar as complexidades do mundo financeiro e serem protagonistas de suas próprias vidas econômicas", completa Wildson.

A premiação

As escolas públicas participantes  concorrem a kits no valor de R$100 mil em bens e equipamentos. A escola vencedora poderá escolher entre os kits laboratório de informática; laboratório de ciências; laboratório de robótica; biblioteca com mobiliário e livros; e equipamentos para uma quadra e materiais esportivos. Serão sorteadas duas escolas por Estado, totalizando 54 premiações em todo o Brasil.

Profissionais e professores das escolas premiadas envolvidos no engajamento da OLITEF poderão ser contemplados com prêmios de R$ 8 mil em títulos do Tesouro Direto.