Geral
Estudantes do campus Rio Pomba participam de Olimpíada de Educação Financeira
Cinco estudantes do primeiro ano do curso técnico integrado em Alimentos e um do curso técnico de Informática do Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG realizaram nesta quarta-feira, 18/09, as provas da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF). A prova foi composta por 15 questões de múltipla escolha e teve duração de 1h40. Os professores Wildson Justiniano Pinto e Ivy Silva Costa foram responsáveis pelo desenvolvimento das atividades no campus.
A OLITEF é organizada em parceria com o Ministério da Educação, o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa de valores do Brasil. É destinada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. A competição oferece uma capacitação abrangente sobre finanças pessoais, investimentos, economia, orçamento, consumo e comportamento, apresentada de forma dinâmica e envolvente.
De acordo com o professor Wildson, todos os estudantes do campus Rio Pomba do primeiro ano foram convidados a participar. "A participação em olimpíadas como a OLITEF (Olimpíada Brasileira de Educação Financeira) vai além da sala de aula, proporcionando uma experiência prática e competitiva que estimula o pensamento estratégico e a resolução de problemas reais. Ao aprender desde cedo sobre como gerenciar suas finanças, os estudantes adquirem habilidades fundamentais para tomar decisões inteligentes sobre poupança, investimento, crédito e consumo", argumenta.
Como preparação para o concurso, foi oferecida uma plataforma para capacitar professores com recursos didáticos especializados, ao mesmo tempo que preparou os alunos para gerenciar seus recursos (ganhos e gastos), economizar seu dinheiro e da família de forma eficaz e entender sobre as diferentes alternativas de investimentos. "Os alunos tem acesso a uma trilha de conhecimento por meio de uma plataforma, onde são desafiados a aplicar os conceitos de educação financeira em cenários práticos e, assim, possibilita desenvolver uma visão crítica e responsável sobre o uso do dinheiro. Mais do que uma competição, a OLITEF é uma oportunidade para que os jovens reforcem sua autonomia e criem hábitos financeiros saudáveis, preparando-os para enfrentar as complexidades do mundo financeiro e serem protagonistas de suas próprias vidas econômicas", completa Wildson.
A premiação
As escolas públicas participantes concorrem a kits no valor de R$100 mil em bens e equipamentos. A escola vencedora poderá escolher entre os kits laboratório de informática; laboratório de ciências; laboratório de robótica; biblioteca com mobiliário e livros; e equipamentos para uma quadra e materiais esportivos. Serão sorteadas duas escolas por Estado, totalizando 54 premiações em todo o Brasil.
Profissionais e professores das escolas premiadas envolvidos no engajamento da OLITEF poderão ser contemplados com prêmios de R$ 8 mil em títulos do Tesouro Direto.