Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Estudantes e docentes de Direito participam de Júri Simulado realizado no campus Rio Pomba
conteúdo

Geral

Estudantes e docentes de Direito participam de Júri Simulado realizado no campus Rio Pomba

Foram analisados os casos: estigmatização do uso da tornozeleira eletrônica por condenados ou aqueles que aguardam processo; e o homicídio doloso qualificado por motivo fútil

Aconteceu no último sábado, dia 17 agosto, a oficina Júri Simulado: A construção de argumentos de defesa e acusação do Núcleo do Direito do campus Rio Pomba. 

Os trabalhos iniciaram com a professora Josimar G. Ribeiro explanando sobre as bases argumentativas. Posteriormente, o professor Rafael Carvalhaes explicou a utilização dos argumentos aplicados ao Direito Penal em um tribunal do Júri.

Em um segundo momento, os participantes se dividiram em duas equipes: A e B. Essas equipes foram compostas por participantes exercendo os papéis de: Defesa( defender a tese a favor do tema); de Acusação (estar contra o tema abordado); e de Juiz (fazer um parecer fundamentado em leis e produzir um posicionamento perante o tema). Os casos analisados foram decididos por meio de sorteio, sendo os dois sorteados: a estigmatização do uso da tornozeleira eletrônica por condenados ou aqueles que aguardam processo; e o homicídio doloso qualificado por motivo fútil. 

As apresentações foram avaliadas pelos professores: Felipe Fayer, Andrey Brugger, Rafael Bitencourt, Marlene Pereira, Josimar Ribeiro, segundo os seguintes critérios:

1º- Sequência lógica do raciocínio: coerência e coesão na elaboração das ideias;

2º - Argumentação: uso adequado do argumento escolhido para fundamentação da tese;

3º- Performance: técnica da oratória utilizada como meio de persuasão;

4º- Provas: recursos apresentados para reforçar a argumentação (leis, livros, vídeos, fotos entre outros).