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Educação Física seleciona bolsistas para projeto de Extensão em Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

As inscrições podem ser feitas de 12 a 22 de maio, através de e-mail da professora Priscila Soares. A seleção acontece no dia 23 de maio.

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Inscrições abertas para estudantes do campus participarem do Festival de Atletismo

Podem participar alunos com idade entre 14 e 19 anos, nascidos a partir de 2004. Os dois primeiros colocados do Campus Rio Pomba terão direito de participar da etapa local do JIF 2023

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Semana da Zootecnia 2023 traz palestrantes renomados na área de atuação e em Agricultura

Evento, que agrega também o Congresso de Produção Animal, teve início nesta quarta-feira, 10 de maio, com palestras importantes na parte da manhã, nas áreas de bovinocultura de corte e produção de silagem de milho.

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IF Sudeste MG abre chamada de apresentações culturais para o VII ENNEABI e VII ERAS

Instituição sediará em setembro o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal e abre inscrições para apresentações artísticas e/ou culturais

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Diretoria de Extensão participa de organização da Operação Guaicurus no MS

Atividades do Projeto Rondon estão sendo organizadas junto às escolas municipais e estaduais do município de Taquarussu (MS), que irá receber os rondonistas do campus Rio Pomba, no mês de julho.

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“A Extensão e a Pesquisa entram na categoria aula”: simpósio sobre curricularização traz experiências do IFC ao IF Sudeste MG

Evento reuniu servidores de vários campi, com a proposta de mostrar maneiras de integrar a Pesquisa e a Extensão aos currículos de cursos do IF Sudeste MG

IMG_8013.JPGNo seu campus ou curso, a Pesquisa e a Extensão aparecem como atividades complementares? Elas demandam algum “extra” do estudante e, por isso, nem sempre são acessíveis a todos? Se a resposta foi sim, este(s) curso(s) deve(m) passar por uma curricularização: processo de integração que se baseia na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, levando em conta que a construção do conhecimento não deve ser segmentada; deve ser trabalhada de forma coletiva e colaborativa por sujeitos ativos (assim como preconizava o educador Paulo Freire). 

Sinalizada desde muito cedo na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), na Lei de Criação dos Institutos Federais e até na própria Constituição Federal, pode-se dizer que o assunto não é exatamente uma novidade. No IF Sudeste MG, diversas ações já puseram a curricularização em evidência, mas ela está longe de ser um processo rápido ou fácil. Assim, dada a sua importância, promete ser um tema a permear o cotidiano dos servidores da instituição, sem data para sair. 

No dia 4 de maio de 2023, a instituição avançou rumo à concretização desta integração: foi realizado, no auditório do bloco administrativo do Campus Juiz de Fora, o simpósio “Curricularização da Pesquisa e da Extensão: motivação e caminhos a seguir” – evento voltado a todos os campi, com objetivo de capacitar e aproximar servidores da prática da curricularização. Tal capacitação viabilizaria um conseguinte “repensar” de projetos pedagógicos de curso (PPCs) e uma reformulação destes, de maneira que a Extensão e a Pesquisa “entrem na categoria aula”, como definiu o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal Catarinense Fernando Taques. 

IMG_8030.JPGConvidados a abrilhantar o simpósio devido a sua vivência em processos de curricularização, Taques e as pró-reitoras de Ensino e Pesquisa da mesma instituição, Josefa Surek e Fátima Zago, representaram a longa trajetória do Instituto Federal Catarinense (IFC) na cultura da indissociabilidade. Durante seus discursos aos servidores do IF Sudeste MG, os três já demonstravam uma efetiva integração entre si e os três pilares, compartilhando experiências sob diferentes perspectivas, expondo conceitos, estratégias e dicas que se complementavam. Apresentaram exemplos práticos de cursos nos quais a curricularização se materializou naquela instituição e levantaram questões-chave do processo, algumas das quais estão mencionadas na sequência desta matéria.

A abertura do evento foi feita pela pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG, Rosana Machado, que também compôs a mesa de honra junto ao reitor André Diniz, a diretora-geral do Campus Juiz de Fora, Cláudia Coura, e pró-reitores de Ensino e Pesquisa, Wilker Almeida e Maurício Louzada. Em sua fala, o reitor destacou a ideia da indissociabilidade no processo de ensino-aprendizagem e a importância da instituição manter-se firme em seu propósito maior. “Eu sempre tive muito claro o que queríamos para o IF em termos de áreas finalísticas. E venho repetindo isso ao longo do tempo porque é preciso ir reforçando: o projeto [referindo-se à missão dos institutos­­ federais] permanece e estamos trabalhando em cima dele. A cada passo que a gente dá, é uma vitória. Hoje é um desses dias.”

A trajetória do IFC

IMG_8040.JPGSegundo o conceito adotado no IFC, curricularizar a extensão e a pesquisa é executar ações interdisciplinares, de caráter educativo, cultural, científico, político e inovador, como carga horária curricular obrigatória para a integralização do curso. Tudo isso sob a perspectiva da construção de conhecimento e/ou da transformação social na comunidade onde estão inseridos os campi da instituição em questão. Mas como o IFC fez isso? 

Segundo seus gestores, o IF Catarinense aprendeu muito a partir de diálogos coletivos, abertura que consideram essencial. Entre as diversas etapas até a elaboração de uma resolução que normatizasse a curricularização no IFC, houve consultas públicas, discussões e outras ações, incluindo o estudo dos PPCs de cursos técnicos e de graduação. Dessa maneira, coordenadores puderam visualizar oportunidades dentro de seus próprios casos, considerando que, na maioria deles, já existe na grade algum “gancho” para a curricularização. Segundo Josefa, e é este o exercício que precisa ser feito: “enxergar em nossos cursos os espaços que já existem para a Pesquisa e a Extensão e expandi-los.” Ela detalha que, muitas vezes, isso é feito a partir de experiências “vizinhas” e relembra: “olha, neste curso fizeram assim, será que também não seria interessante pra vocês?” 

IMG_8047.JPGFátima conta que a primeira experiência de inserção da Pesquisa e da Extensão no currículo o Ensino Médio (à época não havia a modalidade integrada) foi permeada por discussões e divergências. “Isso não é Pesquisa”, disse a pró-reitora da área, referindo-se ao que ouviu durante uma conversa. Depois de muitas reuniões e estudos, conseguiram inserir a iniciação científica nos anos iniciais do currículo e atividades extensionistas, ao final. No caso destas, havia uma preocupação em trabalhá-las especialmente nos cursos de natureza agrícola, portanto, a instituição começou muito cedo a integrar a Pesquisa e a Extensão ao Ensino cedo, sem nem saber como este processo viria a ser denominado. ”Nossa vivência fez com que encontrássemos estratégias e caminhos para curricularizar”, resumiu.

Estratégias

A Resolução nº 13/ 2022, do Conselho Superior do IF Catarinense, apresenta estratégias para a curricularização da Pesquisa e da Extensão. O documento sugere ações destas áreas sejam inseridas:

- como disciplina específica;
- como parte da carga horária de disciplina;
- como atividade acadêmica, composta de ações de extensão e pesquisa nas modalidades previstas no art 4º, devidamente cadastradas na instituição.

Ao contrário do que se possa imaginar, a curricularização não implica a eliminação de atividades complementares de Pesquisa e Extensão. Ao contrário: estas continuam tendo seu lugar e não concorrem com a Pesquisa e a Extensão inseridas no processo formativo básico. 

IMG_8052.JPGSobre ações extensionistas, Taques reiterou que elas se materializam nas mais diversas formas: eventos, oficinas, projetos ligados a comunicação, cultura, educação, direito, justiça social, meio ambiente, entre tantas outras. “O aluno não precisa sair do curso sendo um ‘super pesquisador’ ou um ‘super extensionista’” alertou, mas precisa ter a oportunidade de contato com estas experiências. Assim, até as ações consideradas mais simples importam. “Não é necessário romantizar”, destacou.

Quanto à Pesquisa, Fátima enfatiza o básico da atividade científica: “que o aluno tenha acesso a essa problematização, à busca por respostas, à criticidade... de preferência sobre temas relacionados à sua realidade”. Ela acredita que isso incentiva os próprios docentes a saírem de eventuais zonas de conforto e aponta a curricularização como responsável por uma integração generalizada, porém, gradual. Para ela, trata-se de uma construção cultural demorada: “Metamorfoses individuais e coletivas para se construir algo que acreditamos”, definiu. Sobre isso, a colega Josefa complementou: “Educação é isso: pensar, repensar e evoluir”.

Imagens: Assessoria de Comunicação - IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora

Resultado final da seleção de bolsistas e voluntários para Educação Física

Os estudantes selecionados vão atuar como bolsistas e voluntários do Projeto de Ensino História da Educação Física, desenvolvido no campus Rio Pomba

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Campus Rio Pomba oferta vagas em cursos FIC com início no 2° sem/2023

Serão oferecidos: Curso Básico de Matemática Elementar e Curso de Formação Pedagógica em EJA integrada à EPT, ambos na modalidade EAD, com 50 vagas destinadas a cada um.

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Zootecnia promove sábado letivo na praça central de Rio Pomba

No próximo dia 06 de maio, estudantes e docentes estarão na praça Dr. Último de Carvalho interagindo com a comunidade, apresentando ações e conhecimentos da área de Zootecnia.

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Inscrições para XIII Semana da Zootecnia e 4º Congresso de Produção Animal vão até 9 de maio

Os interessados podem efetuar a inscrição pela internet até a abertura do evento. Para quem fizer o cadastro até o dia 9/05, a inscrição terá valor de R$ 95. O evento é aberto a toda comunidade.

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Bolsas para alunos: Programas de Ciência, Tecnologia e Inovação abrem inscrições

São três editais contemplando todos os campi. Bolsas são destinadas a estudantes de técnico e graduação, com inscrições a partir de sexta-feira (5).

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PAPRE retoma atividades no prédio do CEAD - campus Rio Pomba

O posto de atendimento funcionará às terças e quintas-feiras, no horário de 13h às 17h. A unidade vai atender aos cidadãos que residem na Comarca de Rio Pomba (municípios de Rio Pomba, Silveirânia e Tabuleiro) e que comprovem hipossuficiência nas áreas de atuação oferecidas.

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Divulgado resultado da seleção de supervisor do PIBID - Educação Física

A seleção visa atender ao Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID, do subprojeto Educação Física no campus Rio Pomba.

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Abertas as inscrições para o I Encontro Desafios e Horizontes da Educação Profissional e Tecnológica: Docência e Gestão

O evento acontece nos dias 18 e 19 de setembro e visa discutir o cenário contemporâneo da Educação Profissional e Tecnológica no país, em especial na Rede Federal, além de promover um espaço para apresentação das pesquisas realizadas no âmbito destes dois cursos de pós-graduação do IF do Sudeste MG.

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Representação no Consu: IF Sudeste MG inicia escolha de seção sindical dos TAE

Entidades poderão se candidatar entre 2 e 7 de maio. Técnicos administrativos que compõem o eleitorado poderão avaliar propostas a partir do dia 16 do mesmo mês.

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Estudantes de Licenciatura em Educação Física preparam o primeiro Anuário do curso

Coordenado pela professora Priscila Gonçalves, o projeto visa criar um registro da evolução pessoal e acadêmica dos alunos nos anos de estudos na graduação e oferecer um material que sirva de modelo para os novos ingressantes no curso.

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Estudante do campus Rio Pomba participa da segunda fase da OMIF em Fortaleza

Artur Max Gonçalves, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática, participa da segunda fase no período de 19 a 21 de maio, em Fortaleza

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Resultado da seleção de alunos bolsistas e voluntários para PIBID 2023

A seleção atende ao EDITAL PIBID Nº 018/2023 para o subprojeto Educação Física do campus Rio Pomba.

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DMAFE promove palestra em homenagem ao Dia Internacional da Física

A palestra, transmitida pelo canal do campus no YouTube, será proferida pela professora Elaine Aparecida Carvalho, do campus São João Del-Rei e terá como tema “Anjos & Demônios, Matéria e Antimatéria: o que mais se faz no CERN?”

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Prorrogada chamada de propostas de atividades para o VII ENNEABI e VII ERAS

Instituição sediará em setembro o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal e abre inscrições para sessões temáticas, minicursos, oficinas e mesas redondas

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