Geral
Edital do Programa Jovens Embaixadores (JE) 2024 já foi publicado
INPI oferece curso gratuito sobre "Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica"
Sebrae oferece curso gratuito de "Estratégias Educacionais Vivenciais"
Para auxiliar no processo de aprendizagem vivencial, em que estudantes desenvolvem suas habilidades em conjunto com outros alunos e o ambiente educacional, o Sebrae está oferecendo o Curso de Estratégias Educacionais Vivenciais, que tem como objetivo capacitar professores da educação básica.
O curso é presencial e será ofertado no próprio Sebrae, que fica situado à rua Olegário Maciel, 436 - Juiz de Fora. A carga horária é de 16 horas, realizadas em dois dias: 5 e 12 de agosto. Os participantes terão direito a certificado.
O curso oferece uma abordagem teórica completa sobre atividades vivenciais e o ciclo de aprendizagem vivencial. Além disso, ensina a postura adequada do facilitador e a estruturação de estratégias educacionais vivenciais, que podem ser aplicadas em sala de aula.
Inscrições: https://loja.sebraemg.com.br/detalhes/102090
Ciência e Tecnologia: inscrições estão abertas para o Prêmio Péter Murányi
JIF - etapa local: confira os resultados dos jogos
NITTEC oferece capacitação gratuita "Formação de Agentes de Inovação"
O NITTEC do IF Sudeste MG vai oferecer gratuitamente a capacitação "Formação de Agentes de Inovação", voltada para servidores que atuem na gestão da inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, e apoio ao empreendedorismo inovador no IF Sudeste MG, IFNMG, IFMG, CEFET-MG e IF Goiano. Estas instituições estão unidas por meio de seu Arranjo de NITs "Inovação Conectada".
Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas em nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br ou (32) 98469-7149 (telefone/whatsapp).
I Workshop de TIC integra servidores do IF Sudeste MG com foco em Planejamento Estratégico na área
PROAD promove palestra sobre nova metodologia de distribuição orçamentária da Rede Federal
A Reitoria do IF Sudeste MG, através da Pró-Reitoria de Administração e Finanças do IF Sudeste MG, recebeu, no dia 11 de julho, o Pró-reitor de Orçamento e Administração do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Jean Carlos Coelho de Alencar, para proferir palestra sobre "Nova Metodologia de Distribuição Orçamentária da Rede Federal pela Portaria nº 646/2022".
O reitor, André Diniz, a pró-reitora de Administração e Finanças, Alice Aleixo, além de diretores-gerais, diretores de Administração e Planejamento e diretores de Ensino dos campi acompanharam o evento que, segundo Alice, teve como objetivo principal iniciar um debate amplo, com a participação das áreas finalísticas, principalmente do ensino e administração, sobre os cálculos, indicadores e fatores que contribuem para a composição do orçamento discricionário do instituto.
Para o reitor, o evento alcançou o seu objetivo e o palestrante conseguiu tratar o tema, bastante complexo, de forma simples e objetiva: "A palestra foi importante para que os gestores tomem consciência sobre o que impacta nosso orçamento, o que faz ele crescer ou diminuir, quais são as decisões da gestão que nos levam a melhorar ou piorar o orçamento, o que está muito ligado à decisão sobre quais custos teremos, quais decisões exigem maior atenção. A palestra nos abriu os olhos para a responsabilidade de cada um na utilização de nossos recursos. Foi um dia leve, embora o tema seja pesado, um dia de aproximação e fortalecimento enquanto instituição e de pensarmos juntos em prol da instituição", avalia o reitor.
Sobre o palestrante
Jean Carlos Coelho de Alencar possui graduação em Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2007). Atuou como professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: SGBD Firebird, CSCL - Aprendizagem Colaborativa Assistida por Computador, Java (Web, EJB, JPA, Swing), Rastreabilidade e RFID. Também atuou como Coordenador do Fórum de Planejamento do Conif.
JIF - etapa local promove integração entre os campi do IF Sudeste MG
Fapemig: chamada de apoio a redes traz novidades em linhas de atuação
IF Sudeste MG realiza I Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação
Últimos dias- IF Sudeste MG abre chamada para lançamento de livros no VII ENNEABI e VII ERAS
Aviso de venda de animais da espécie suína - Campus Rio Pomba
JIF - etapa local reúne 6 Campi do IF Sudeste MG
Inscrições para terceiro minicurso do ciclo "Diálogos Inclusivos" terminam dia 3
Mês Verde: Campus Rio Pomba promove ações para conscientização ambiental
Na última semana tivemos o encerramento das ações relativas ao “Mês Verde no Campus”, organizado pelo Departamento de Agricultura e Ambiente. No dia 21 de junho aconteceu um evento online, voltado ao público do curso técnico em Meio Ambiente EAD, por meio do canal do Youtube do Campus. Foram realizadas duas palestras sobre o tema “O mercado de trabalho em consultoria ambiental”.
No dia 22, os estudantes do curso técnico integrado em Meio Ambiente puderam participar das ações do “Dia Verde no campus”. As palestras trouxeram temas muito importantes como “Licenciamento ambiental e interfaces com os Técnicos em Meio Ambiente”, “APA de Rio Pomba”, além de orientações sobre estágios no curso.
Os estudantes puderam mostrar toda sua criatividade com a confecção de vários trabalhos sobre o tema ambiental: Jardim sensorial (3º G), Arte em tela (2º G) e Objetos com materiais reciclados (1º G). Houve muita empolgação durante apresentação musical que contou com a participação de estudantes e professores do curso.
Os alunos deram um verdadeiro “show” na EcoGincana, com apresentação de “Looks Ecológicos”, participação no quiz ambiental e uma campanha de arrecadação de garrafas PET. Foram recebidas cerca de 1300 garrafas que serão vendidas para reciclagem, e o recurso vindo da venda será repassado para uma instituição filantrópica do município.
IF Sudeste MG abre chamada para lançamento de livros no VII ENNEABI e VII ERAS
Comitê Editorial do IF Sudeste MG lança nova página no site institucional
Equipe do projeto de extensão “Escola da Bola" participa de amistoso no CEFET-MG
Pró-reitora de Extensão participa de Seminário Nacional de Cultura e Educação
A pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG, Rosana Machado, está em Brasília atendendo a um convite do Ministério da Educação e Cultura para participar do Seminário Nacional de Cultura e Educação – Aprender para Construir.
O convite é um reconhecimento pelo trabalho de Rosana nas questões relativas à diversidade e à arte, além de representar o IF Sudeste MG, como pró-reitora de extensão: “Meu papel aqui é fazer o diálogo nessa construção das ações de cultura e educação para a elaboração do plano que será desenvolvido no Brasil nos próximos anos”, explica Rosana.
Seminário Nacional de Cultura e Educação – Aprender para Construir
O balanço do Seminário é positivo e gera esperança de um futuro com mais cultura, educação e arte: “Estamos trabalhando para reconstruir o ministério da cultura e o ministério da educação, e os diálogos entre esses dois ministérios, para que a gente consiga fazer ações de valorização, incentivo e acesso à cultura. O Brasil está trabalhando para buscar a reconstrução desses equipamentos, desses ministérios, e, portanto, da arte e da cultura no nosso país”, Rosana Machado.
A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC) e visa promover o debate sobre a construção de políticas públicas intersetoriais que destaquem a integração entre educação, arte e cultura como estratégias fundamentais para a criação de repertórios e a democratização de atividades culturais e educativas. O evento pretende também estimular o debate e a reflexão em torno das políticas integradas de Educação e Cultura.
O Seminário começou no dia 14, última quarta-feira, e termina hoje, 16 de junho, e vem discutindo questões sobre educação e cultura através de grupos de trabalho (GT’s) e painéis.
DESTAQUES
Dentre as frentes abordadas, Rosana destaca a discussão sobre a aplicação das leis 10639, de 2003, e 11645, de 2011, que tornaram obrigatórios os ensinos de história e cultura afrobrasileira e história e cultura indígena nos currículos escolares, respectivamente. O objetivo é fazer com que estas exigências legais se tornem realidade nas escolas também por meio da cultura.
Merece destaque ainda, segundo a pró-reitora, a discussão acerca da participação dos institutos federais e universidades do país no processo de formação e difusão da cultura: “Os institutos federais podem ser potentes vetores de difusão cultural devido a sua ampla distribuição no país, permitindo que as ações cheguem à toda a população. Podemos usar o conhecimento técnico produzido aqui, mesmo nos cursos não específicos, para dialogar com a economia criativa, a economia da cultura, e criar estratégias”, propõe Rosana.
Mais cultura, educação e arte
O balanço do Seminário é positivo e gera esperança de um futuro com mais cultura, educação e arte: “Estamos trabalhando para reconstruir o ministério da cultura e o ministério da educação, e os diálogos entre esses dois ministérios, para que a gente consiga fazer ações de valorização, incentivo e acesso à cultura. O Brasil está trabalhando para buscar a reconstrução desses equipamentos, desses ministérios, e, portanto, da arte e da cultura no nosso país”.
Por: Fernanda Coelho
Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/comeca-hoje-o-seminario-nacional-de-cultura-e-educacao