Geral
Bloqueio orçamentário: Reitor divulga nota técnica à comunidade
Rede Maker da RFEPCT: Fase 2 será lançada amanhã
Auditoria Interna: no mês de conscientização, conheça mais sobre a unidade no IF Sudeste MG!
Professora do IF é embaixadora de prêmio que reconhece projeto de mulheres rurais
"NITTEC Talks" traz a política de inovação nas ICTs como tema
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec) do IF Sudeste MG vai promover amanhã, 24 de maio, das 14 às 16 horas, a primeira edição do "NITTEC Talks", que a cada dois meses vai realizar uma live com temas específicos da área, que são: inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, empreendedorismo inovador.
Inaugurando a série, que tem a comunidade interna e outras ICTs - Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação - como público alvo, "A política de inovação nas ICTs como instrumento de desenvolvimento do ecossistema socioeconômico" será o tema.
Flávia Couto Ruback Rodrigues, diretora do Nittec, explica que o objetivo do "NITTEC Talks" é comunicar, de uma maneira mais informal, sempre trazendo convidados, quais as possibilidades que as ICTs têm para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, bem como apresentar à comunidade interna as possibilidades que a legislação apresenta para fins de envolvimento em atividades de inovação em parceria com empresas ou outras organizações.
O evento será apresentado por Nathália Domingues, assessora da Coordenação Executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMG, e por Fabrício Campos, diretor de inovação da UFJF. Flávia Couto Ruback Rodrigues, diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC) do IF Sudeste MG, será a mediadora.
Participe! Não precisa se inscrever e as lives ficarão disponíveis no canal do Youtube do IF Sudeste MG.
Programa de Gestão: consulta pública sobre minuta termina dia 29
A minuta que dará origem ao documento que vai determinar como será o Programa de Gestão no IF Sudeste MG está aberta à consulta pública até 29 de maio, através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZj8rNlVKyXPy566WWSBHlXpB4YU-Z_z8U90mOoTNHlcwa4A/viewform.
Teletrabalho e flexibilização podem ocorrer juntos? Haverá rodízio? Haverá editais?
Estas e outras questões dependem do quão restritivo será o documento. Portanto, este é o momento de o servidor opinar e sugerir: "Enfatizo a importância de que a comunidade participe da consulta pública, opine, avalie, critique e sugira para que a minuta aprovada seja o norteador do que vai ser feito após a aprovação", convoca Pedro Rocha, presidente da Comissão para Estudo e Implementação do Teletrabalho.
Publicado resultado final de seleção de propostas submetidas ao PIAEX
IF Sudeste MG prorroga atendimento na modalidade de manutenção
Direção do campus Rio Pomba completa primeiro ano de gestão e apresenta avanços e novos desafios
Assinadas Portarias de grande relevância para a atuação consultiva das IFES
No dia 28 de abril, durante reunião da ANDIFES, e com a participação do Procurador Geral Federal, Miguel Cabrera Kauam, foram assinadas Portarias de grande relevância para a atuação consultiva. Os dispositivos tratam da proteção das atividades de consultoria e assessoramento jurídico das Instituições Federais de Ensino, assim como da gestão técnica e operacional das demandas judiciais de natureza finalística das IFES.
A Portaria Normativa nº 18/PGF/AGU, uma das que foram assinadas no dia 28 de abril, institui a Equipe Nacional de Substituições das Procuradorias Federais junto às Instituições Federais de Ensino (ENS - IFES), no âmbito da Procuradoria-Geral Federal, a qual visa assegurar os afastamentos legais e regulamentares por parte dos titulares das Procuradorias Federais junto às IFES, possibilitando, entretanto, por meio de medidas de racionalização e eficiência das estruturas organizacionais, a continuidade das atividades de consultoria e assessoramento jurídico ao encargo da PGF/AGU, por expressa previsão constitucional (art. 131, CF).
Conforme pontuou o Diretor do Departamento de Consultoria, Bruno Junior Bisinoto, "a Equipe Nacional de Substituições proporcionará a continuidade das atividades consultivas e de assessoramento das Instituições Federais de Ensino, bem assim garantirá aos titulares das Procuradorias Federais correspondentes o regular gozo dos afastamentos legais e regulamentares".
A Procuradora-Chefe da PF junto ao IF Sudeste MG, Nádia Gomes Sarmento, juntamente com a Procuradora Chefe do IF Sertão de Pernambuco, Lectícia Marília de Alcântara e a Procuradora Chefe do IFAM, Dandara Viegas, todas atuantes em procuradorias unipessoais e, portanto, com experiência na gestão neste formato, compuseram o Grupo de Trabalho instituído pela PGF/DEPCONSU que criou, em conjunto com o Diretor do Departamento de Consultoria, Bruno Bisinoto, a Equipe de Substituição.
A Equipe de Substituição trará segurança para os gestores, que serão assessorados por procuradores com expertise na atuação junto às IFES durante o período de afastamento legal do(a) Titular da Procuradoria.