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Geral

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica não para e não pode parar

Com R$ 770 milhões a menos, a Rede Federal corre risco de interromper suas atividades no início do segundo semestre.

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Prêmio Péter Murányi deste ano será na área da Educação

Em sua 20 ª edição, o Prêmio Péter Murányi será entregue na área de Educação. Os interessados podem participar até o dia 30 de junho de 2021.

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Devolução de livros: Biblioteca do Campus Rio Pomba dá recado aos alunos

Setor alerta para necessidade de devolução dos livros didáticos do ano letivo de 2020, para viabilizar montagem de kits em 2021.

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C3 divulga última temática da 2ª edição de rodas de conversas para mulheres do IF

Os temas foram definidos com base nas discussões realizadas com as mulheres no primeiro encontro, no dia 8 de abril.

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Lançado edital de apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada

O objetivo é selecionar até cinco projetos de iniciação tecnológica do IF Sudeste MG que serão submetidos em proposta institucional ao Edital.

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Editais de assistência estudantil foram prorrogados

Os editais de assistência estudantil; tanto para benefícios emergenciais, quanto para inclusão digital; foram prorrogados até o mês de maio de 2021.

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Intérprete de Libras do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba publica artigo em livro

Capítulo “A Historicidade da Educação de Surdos” compõe volume II da coletânea “Educação, Docência e Saberes”

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Procuradoria Federal junto ao IF Sudeste MG tem espaço específico no site

Na aba Procuradoria Federal será possível encontrar conteúdos como Pareceres Referenciais, Minutas da AGU, Legislação e Informativos Jurídicos.

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Publicada lista de alunos de graduação aptos a Colação de Grau

Cerimônia solene está marcada para 7 de maio, às 19h, no canal TV Campus Rio Pomba.

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Brasil, um povo que resiste: vem aí a Bienal da UNE!

Os estudantes podem se inscrever tanto para acompanhar a programação, quanto para apresentar trabalhos. Confira prazos e participe!

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IF Sudeste MG apresenta seu primeiro Plano Diretor de Infraestrutura

O Pladinf contempla todas as unidades do IF Sudeste MG e elenca as demandas priorizadas de investimentos em infraestrutura para os próximos 7 anos.

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Programa Pontes Americanas conecta servidores da Rede Federal aos EUA

A iniciativa atenderá todas as instituições da Rede Federal. O Diretor de Relações Internacionais do IF Sudeste MG destacou a importância do programa.

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Confira os Calendários Acadêmicos de 2021 do Campus Rio Pomba

Os Calendários Acadêmicos de 2021 dos cursos técnicos e de graduação foram aprovados no Conselho de Campus, no dia 7 de abril.

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Subcomissão de Cuidados com os Estudantes lança vídeo com tema motivacional

Interpretando a música “Tamo Junto (Não Desista), servidores se unem para transmitir mensagem de apoio aos alunos. Assista.

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Vem aí o Dia Mundial da Criatividade - JF. Inscreva-se!

O evento pretende impulsionar a mudança educacional que preparará nossos cidadãos para este novo mundo. Saiba mais.

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IF Sudeste MG assina convênios com outras operadoras de planos de saúde

O objetivo é ampliar o número de serviços de saúde conveniados é oferecer mais opções de prestadoras e de planos de saúde para os servidores.

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Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Rio Pomba apresenta 8 trabalhos em congresso

Os oito trabalhos foram apresentados no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária-CBEU, entre 8 e 11 de março. Saiba mais!

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2ª Semana de Defesas de TCC do curso de Administração acontece de 22 a 25/03

Resultados de trabalhos serão apresentados virtualmente. Interessados podem se inscrever para assistir.

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Estudantes de Iniciação Científica do Campus Rio Pomba publicam artigo em revista científica

Estudo de caso trata de fatores associados à evasão e foi aceito pela revista Brazilian Journal of Development. Saiba mais.

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Um ano de pandemia: o coronavírus não parou o IF Sudeste MG!

No dia em que a suspensão de atividades presenciais completa um ano, apresentamos um balanço sobre o trabalho do IF Sudeste MG nesse período.

A notícia ao lado, publicada em 27 de fevereiro no site Newslab,  fala da confirmação, pelo Ministério da Saúde, do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. O fato aconteceu no dia 26 de fevereiro de 2020. No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde, OMS, decretou a pandemia. A partir daí, foi dada a largada para uma corrida da humanidade em busca de entender o funcionamento do vírus, os mecanismos de contágio, as formas de prevenção e, principalmente, pelo desenvolvimento de vacinas. Ao longo desses doze meses e uns dias de corrida, muitas descobertas foram feitas, vacinas foram desenvolvidas em tempo recorde, mas, milhões de vidas  sucumbiram ao vírus, que é tão mortal, quanto silencioso. No Brasil, ao finalizar esta matéria já eram 282.127 mortos. E, infelizmente, no momento que você estiver lendo, o número já estará bastante desatualizado. A vacinação começou em nosso país e trouxe esperança, porém, enquanto ela anda a passos de tartaruga, o vírus se espalha com velocidade meteórica. O Brasil, referência mundial em vacinação pública, não usou a sua expertise para traçar um plano eficaz e, segundo a Fiocruz, mantendo o ritmo atual, o país levará dois anos e meio para vacinar toda a população acima de 18 anos. Não dá mesmo para parar e esperar.

Pela preservação da vida

No dia 17 de março, há um ano exatamente, o IF Sudeste MG decretou a suspensão das suas atividades presenciais. Foi aí que começou a corrida do instituto rumo a contribuir com a luta contra a Covid-19 e a garantir que ensino, pesquisa e extensão seguissem vivos. Priorizando a segurança de todos, a maior parte dos servidores passou a desempenhar suas funções através do home office. Foram muitos desafios, muitas dúvidas, muita luta, muito trabalho, mas, a análise desse ano ímpar é positiva e pode ser resumida em uma única frase: O coronavírus não parou o  IF Sudeste MG.

Desde a decisão difícil de suspender as atividades administrativas e acadêmicas, nossa instituição não parou em nenhum momento. Pelo contrário, nesse período de um ano de distanciamento social, tivemos que discutir, definir, organizar e implementar conjuntamente (Reitoria e campi) uma série de ações de forma cautelosa e tempestiva, tendo em vista proteger, amparar e dar total condição e apoio à comunidade acadêmica para enfrentar, da melhor forma possível, as dificuldades impostas pela pandemia. Com muito trabalho, coragem e esforço conjunto conseguimos atravessar momentos de muita angústia e preocupação”, afirma Charles Okama de Souza, reitor do IF Sudeste MG.

“Diante de tudo, nossa premissa maior sempre foi a preservação da vida de nossos servidores, colaboradores, estudantes e familiares. Todas as deliberações convertidas em dispositivos legais e normativos, vem sendo, portanto, baseadas nesta premissa”.

Como disse o reitor, a decisão de parar as atividades presencias não foi fácil. No entanto, o instituto sempre esteve imbuído da certeza de que a prioridade agora precisaria ser a garantia da segurança de todos:

“Diante de tudo, nossa premissa maior sempre foi a preservação da vida de nossos servidores, colaboradores, estudantes e familiares. Todas as deliberações convertidas em dispositivos legais e normativos, vem sendo, portanto, baseadas nesta premissa”, garante Charles.

Diretriz definida, o IF Sudeste MG tratou de organizar-se e, de forma articulada e conjunta, definir formas de seguir trabalhando. 

Ensino, Pesquisa e Extensão a serviço da sociedade

O instituto sempre zelou por sua missão, que é oferecer educação pública, gratuita e de qualidade. O IF Sudeste MG acredita que para ter qualidade, a educação precisa ser igualitária e inclusiva. E, mesmo em tempos difíceis, a instituição não perdeu isso de vista:

Nós sempre acreditamos que não poderíamos deixar ninguém para trás, principalmente nossos estudantes mais vulneráveis. Dentro dessa conjuntura inédita, a Extensão e a Pesquisa mostraram todo o potencial institucional por meio do desenvolvimento e execução de uma série de projetos de nossos servidores e estudantes direcionados para o combate à Covid-19, com estimativas de benefícios para inúmeras pessoas da sociedade. O Ensino foi capaz de estudar, planejar e conduzir muitas questões para encontrar, dentro de um contexto adverso, as melhores alternativas de retorno das atividades acadêmicas, considerando nosso compromisso com a segurança e a qualidade. Projetos de atendimento psicológico e emocional foram implementados, bem como auxílios emergenciais, auxílios para acesso à internet e para a compra de equipamentos para estudantes de baixa condição socioeconômica”, analisa o reitor.

Tais iniciativas comprovam claramente o compromisso social do IF Sudeste MG, compromisso este, destacado na lei de criação dos Institutos Federais: Para além da formação acadêmica de qualidade, nossa atribuição se coaduna enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão à disposição da sociedade para promover a execução de projetos inovadores que resultem em resolução de problemas, dentro do contexto do arranjo produtivo local.

Desde o início, o instituto pôs-se, portanto, a serviço da sociedade para ajudar na busca pela solução da pandemia e também dos inúmeros problemas decorrentes dela.

Vejamos como cada um dos três eixos do IF Sudeste MG atuou nesse período:

Ensino

Por tratar-se de uma instituição de educação predominantemente presencial, com alunos de diferentes condições socioeconômicas e com dez campi espalhados pelo Sudeste de Minas, o Ensino foi, inquestionavelmente, o eixo que ofereceu mais desafios e, consequentemente, exigiu maior esforço institucional para seguir vivo. Nesse caso, valeu a máxima "a união faz a força" e o trabalho foi desenvolvido conjuntamente entre campi e Reitoria.  A Diretora de Ensino do IF Sudeste MG, Imaculada Conceição Coutinho Lopes, foi a porta-voz dos diretores de ensino dos dez campi do IF e, a partir de conversas com eles, nos relatou como foi esse processo:

"A pandemia nos impôs a necessidade de um grande planejamento para o retorno às atividades de forma remota, bem como a proposição de alternativas pedagógicas e de suporte aos docentes e aos discentes para tornar possível o ensino remoto emergencial - ERE. Em abril de 2020, a pró-reitora de ensino, Gláucia Franco Teixeira, publicou a instrução normativa 01/2020 orientando o trabalho docente durante a suspensão das aulas presenciais até que fosse feita a retomada de forma remota. Além disso, foram criadas comunidades virtuais voltadas aos alunos dos cursos integrados. A deliberação pelo retorno das atividades de forma remota foi feita com todo o cuidado necessário de forma a permitir que todos tivessem condições de acompanhar as atividades do ano letivo. Foi, e continua sendo, um desafio fazer com que os discentes, que optaram por um curso presencial, se adaptem a uma nova forma de ensino emergencial", analisa Imaculada.

O caminho até o ERE

Em junho de 2020, o IF Sudeste MG lançou o Projeto Reencontro, com o objetivo de discutir a retomada das atividades de ensino de forma remota e também preparar a instituição para as adaptações necessárias em caso de retorno presencial.

Charles Okama de Souza explica que o projeto nasceu num contexto de inúmeras dificuldades, em meio a uma situação preocupante e dramática, jamais vivenciada antes: “Tendo em vista as preocupações da nossa comunidade acadêmica quanto a um possível retorno das atividades presenciais, assim como dúvidas e angústias dos estudantes, pais e responsáveis, especialmente quanto a um prolongamento da suspensão do calendário acadêmico, o IF Sudeste MG lançou o 'Projeto Reencontro' para construir, de forma coletiva, por meio de 10 comissões temáticas, compostas por mais de 200 pessoas (servidores e estudantes), propostas de diretrizes de atuação perante às dificuldades. Por meio do Projeto Reencontro, especialmente do esforço e do trabalho integrado das comissões temáticas, as dificuldades foram discutidas, avaliadas criteriosamente e tecnicamente, de maneira a viabilizar as deliberações junto aos órgãos colegiados decisórios. É importante ressaltar que tudo foi realizado de forma participativa, democrática e transparente", afirma o reitor.

Até chegar ao início das aulas online, o ensino remoto foi objeto de intensa discussão na Comissão C6; comissão responsável pela reorganização dos calendários acadêmicos, estudo e planejamento das atividades pedagógicas e de ensino on-line e Ensino a Distância (EaD); uma das 10 comissões que compõem o projeto.

Na C6, formada por servidores de diversas áreas de conhecimento e por discentes, foram analisadas as principais questões e os possíveis problemas a serem solucionados, desde a adaptação dos alunos ao ensino remoto até o tipo de assistência, financeira ou técnica, necessária para implantação do ERE, além do estudo das legislações de forma a permitir a construção de um regulamento completo, flexível e eficiente.

Desafios

Foram muitos os desafios até que a janela do ensino remoto se abrisse, no entanto, o principal deles foi, e continua sendo, a adequação do ensino ao ambiente virtual:

Somos uma instituição de excelência no ensino presencial e com casos de sucesso em EaD. Porém, o ensino remoto é uma novidade para todo mundo. Aprender a usar as ferramentas tecnológicas, a gerir o tempo, entender e possibilitar o protagonismo discente mais ainda neste momento e garantir que todos tenham acesso ao ensino são os maiores desafios”, avalia Imaculada.  

“A maioria dos discentes permaneceu engajada aos estudos (77,62%) e conseguiu acompanhar as atividades que foram propostas de forma remota (86,15%). Além disso, 61,4% dos discentes se disseram satisfeitos sobre o processo de atividades de ensino remotas, entre 5 e 10 (muito satisfeito)”.

Como podemos ver, havia várias pedras no caminho para oferecer educação de qualidade de forma remota. No entanto, dados demonstram que mesmo que seja árduo, o caminho que o IF Sudeste MG vem percorrendo, está correto: “A maioria dos discentes permaneceu engajada aos estudos (77,62%) e conseguiu acompanhar as atividades que foram propostas de forma remota (86,15%). Além disso, 61,4% dos discentes se disseram satisfeitos sobre o processo de atividades de ensino remotas, entre 5 e 10 (muito satisfeito)”, destaca a diretora.

Houve um esforço conjunto, de gestores, professores e alunos para que o ERE se concretizasse. Hoje ele é uma realidade graças ao engajamento de todos: “Docentes que nunca haviam usado as funcionalidades da turma virtual do SIGAA aprenderam e estão aprimorando a dinâmica das aulas, síncronas e assíncronas, explorando cada vez mais recursos tecnológicos. Alunos que também nunca haviam usado tais ferramentas, esforçaram-se e adaptaram-se. O ensino não parou no IF Sudeste MG: Seguimos com acompanhamentos educacionais e assistências estudantis. E, através do Projeto Reencontro e do ERE, pudemos contribuir para manter as mentes dos nossos jovens em atividade e reaproximá-los da instituição”, avalia ela.

Pesquisa

A pesquisa é o eixo das instituições de produção de conhecimento que torna possível que avanços aconteçam. Trabalho fundamental e sempre desafiador, é o que afirma André Narvaes, pró-reitor de pesquisa do IF Sudeste MG:

Os desafios sempre existem, no entanto, em 2020, foram potencializados pela situação de emergência causada pela pandemia de Covid-19, o que levou à necessidade de adequação constante nos procedimentos de pesquisa, pós-graduação e inovação. Foi um processo que exigiu muita criatividade e resiliência dos servidores dedicados ao suporte das atividades de pesquisa, dos pesquisadores, dos orientadores e dos estudantes”, avalia André.

Na pesquisa, como em quase todas as esferas, o maior desafio passou pela adaptação, como analisa o pró-reitor: “Os maiores desafios foram reinventar as formas de fazer pesquisa em um cenário de tantas incertezas, ajustar os rumos dos trabalhos em um contexto em que foi constante a necessidade de reprogramação e garantir a segurança da comunidade acadêmica”.

Tais desafios exigiram profundas mudanças no modus operandi da pesquisa no IF Sudeste MG. Segundo Narvaes, o esforço para ajustar o funcionamento destas atividades foi realizado por meio das Instruções Normativas (IN) elaboradas no contexto do Comitê de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e na C7, Comissão de regulamentação e orientação das atividades de pesquisa, pós-graduação e extensão do Projeto Reencontro. O ajuste nas atividades de pesquisa e inovação foi inicialmente realizado por meio da IN 01, publicada em 25 de março de 2020, e retificado pela IN 03, de 13 de julho de 2020. Esta instrução seguiu a orientação de preconizar a realização de pesquisa de maneira remota e detalhou os procedimentos a serem adotados para cada um dos editais em andamento. A IN 06, de 9 de setembro de 2020, redigida no âmbito do da Comissão C7 do Projeto Reencontro, estabeleceu e regulamentou a realização de atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação presenciais nos campi do IF Sudeste MG, que deveriam ser precedidas pela apresentação de justificativa do orientador, avaliação da subcomissão de adequações no ambiente dos campi e seguida de autorização da respectiva Direção Geral.

A pós-graduação seguiu a orientação de que as atividades de pesquisa deveriam ser realizadas de forma remota, suspendendo as aulas presenciais e realizando as bancas examinadoras de cursos de pós-graduação via webconferência. Neste ínterim, foi definida a realização do processo seletivo para os cursos de pós-graduação Stricto sensu de forma totalmente remota, a fim de garantir o número de ingressantes para estes cursos e não os prejudicar nas avaliações realizadas pela CAPES. Também foi estabelecido o manual de utilização do SIGAA para cadastros de projetos de pesquisa dos cursos Stricto sensu por meio da IN 02/2020.

Nesse período, 172 novos projetos foram registrados; 251 estudantes e 121 orientadores participaram de projetos de Iniciação Científica; 5 novos cursos de pós-graduação foram aprovados, chegando a vinte cursos aprovados; 285 artigos e 26 livros foram publicados; 518 estudantes e 201 docentes participaram de cursos de pós-graduação; 7 Instruções Normativas foram publicadas, muitas das quais relacionadas ao funcionamento das atividades em período de pandemia; 17 vídeos foram divulgados no canal do IF Sudeste MG; 1 patente e 5 programas de computador foram depositados; e R$ 971.765,58 de recursos externos foram captados pelas ações institucionais de pesquisa, inovação e pós-graduação.

No contexto do Projeto Reencontro, a PROPPI, juntamente com a C7, estruturou e apresentou o Ensino Remoto Emergencial para a Pós-Graduação (ERE-Pós), instituído por meio da Resolução CONSU 33/2020. Para instrumentalizar o ERE-Pós, a PROPPI publicou a IN 04/2020 que dispôs sobre as rotinas e procedimentos para execução do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os cursos de pós-graduação com o detalhamento do cronograma, responsabilidades e contatos. De forma complementar, foi publicada a IN 05/2020, que tratou dos procedimentos para o registro das disciplinas e para a adequação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), em função da aprovação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os cursos de pós-graduação do IF Sudeste MG.

Assim como no ensino, números demonstram que a pesquisa no IF Sudeste MG conseguiu manter-se ativa em meio à pandemia: Nesse período, 172 novos projetos foram registrados; 251 estudantes e 121 orientadores participaram de projetos de Iniciação Científica; 5 novos cursos de pós-graduação foram aprovados, chegando a vinte cursos aprovados; 285 artigos e 26 livros foram publicados; 518 estudantes e 201 docentes participaram de cursos de pós-graduação; 7 Instruções Normativas foram publicadas, muitas das quais relacionadas ao funcionamento das atividades em período de pandemia; 17 vídeos foram divulgados no canal do IF Sudeste MG; 1 patente e 5 programas de computador foram depositados; e R$ 971.765,58 de recursos externos foram captados pelas ações institucionais de pesquisa, inovação e pós-graduação.

A pesquisa a favor da sociedade

Visando intensificar o trabalho de pesquisa no IF Sudeste MG, o instituto teve participação efetiva no Comitê de Acompanhamento e Avaliação da Covid-19 (Portaria-R 211/2020). A presidência ficou a cargo da Diretora de Pesquisa e Pós-graduação, Fabianne Magalhães Girardin Pimenel Furtado. Esta participação elevou a discussão do tema na instituição em um momento crucial, trazendo uma perspectiva embasada técnica e cientificamente para direcionar os primeiros passos da instituição no enfrentamento da situação de emergência.

Além disso, o IF Sudeste MG teve projetos aprovados no Edital CONIF/SETEC de enfrentamento à COVID-19, para os quais segue uma breve descrição:

Projeto Biossegurança para Profissionais de Enfermagem no Combate à COVID-19, coordenado pela Profa. Isabel Cristina Adão Schiavon do Campus São João del-Rei: o objetivo do projeto é construir uma cartilha educativa para os profissionais de saúde sobre o uso de roupa privativa (paramentação, cuidados durante o uso e descarte) e um modelo adequado de roupa privativa (modelo capote descartável), com material tecnológico de alta performance, de acordo com o disposto na Norma Regulamentadora 32. O material produzido será doado para serviços de saúde do município-sede do projeto.

Projeto Implementação da Cápsula Vanessa para tratamento de pacientes com covid-19, coordenado pelo Prof. Alexandre Bartoli Monteiro do Campus Barbacena: o objetivo dessa proposta é implementar a cápsula Vanessa para otimizar o tratamento dos pacientes com covid-19 tentando evitar a necessidade de intubação endotraqueal e minimizar os riscos de contaminação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à covid-19; fornecer equipamentos de qualidade e de baixo custo ampliando a oferta de tratamento e minimizando a sobrecarga do sistema de saúde nesse momento de pandemia, possibilitando assim que mais vidas possam ser salvas.

Projeto Apoio à comercialização “Delivery” da Rede Sabor e Saúde da Serra, coordenado pela Profa. Juliana Sena Calixto do Campus Muriaé: o objetivo geral desta proposta é apoiar agricultores e agricultoras da “Rede Sabor e Saúde da Serra” no processo de comercialização de seus produtos agroecológicos durante a pandemia de Covid-19 por meio do desenvolvimento de um site com informações sobre agricultores da Rede Sabor e Saúde da Serra e seus agro ecossistemas e oportunizando que consumidores tenham acesso a alimentos de qualidade e sem agrotóxicos, na segurança de suas residências.

Extensão

A natureza das atividades de extensão por si só já representa um desafio no contexto da pandemia, isso porque extensão é a comunicação que se estabelece entre instituição de ensino e sociedade. Para garantir a segurança de todos, a forma de comunicação precisou ser repensada, o que tornou o trabalho deste eixo diferente e desafiador, conforme explica o pró-reitor de extensão Valdir José da Silva:

A suspensão de todas as atividades presenciais em março de 2020 gerou uma série de impactos sobre todo o planejamento que tínhamos para o ano. Tivemos que suspender editais que já estavam publicados e  redirecionar as atividades para a nova demanda que surgia em função da pandemia do Coronavirus. Tivemos que agir muito rápido em um ambiente de muitas incertezas, pois não sabíamos o tempo que duraria e nem a dimensão dos impactos da pandemia”, explica Valdir.

O maior desafio, segundo o pró-reitor, foi a adaptação das atividades presenciais para atividades remotas. Já que, como dito anteriormente, a Extensão, por natureza, requer interação. O processo foi difícil, mas gerou conhecimento e bons resultados: “Foi um aprendizado interessante para todos, no entanto, gerou uma carga de trabalho e um dispêndio de energia muito maior. Nesse caso, também tivemos um fator decisivo, que foi a implantação do Módulo Extensão do SIGAA, que estava sendo implantado gradativamente quando a pandemia surgiu. A partir daí, foi necessário adotar o módulo de forma total para tornar possível o lançamento do Edital de Ações Estratégicas de Enfrentamento à Covid-19, que foi o principal edital de extensão lançado em 2020”, afirma Valdir.

O referido edital contemplou diversos projetos de extensão, realizados por servidores e alunos das 11 unidades do IF Sudeste MG, com o objetivo de ajudar a combater ou, pelo menos, minimizar, as inúmeras consequências negativas da pandemia. Você pode conferir todos os 55 projetos desenvolvidos pelo edital PIAEX e também aqueles desenvolvidos em interface com ações de pesquisa e inovação neste painel. Tais ações beneficiaram mais de 600 mil pessoas até o momento. 

A extensão a serviço da sociedade

Conforme o Pró-reitor, apesar de toda a dificuldade de planejamento em um ambiente de incertezas, tivemos também uma grande oportunidade de demonstrar a força da nossa Instituição frente às demandas da sociedade:

A Extensão, como forma de diálogo com a sociedade, foi fundamental no processo. Isso foi possível devido a alguns fatores institucionais que são a base para qualquer planejamento. Nesse sentido, o PIAEX, Programa Institucional de Apoio a Extensão, foi fundamental porque permitiu a readaptação dos editais de forma a atender à nova demanda social com toda a segurança e cumprindo os princípios da gestão pública”, afirma o pró-reitor.

No Edital de Ações Estratégicas de Enfrentamento à Covid-19, lançado em 2020, foram executados 49 projetos de Extensão, com participação de 274 docentes, 70 servidores técnico-administrativos, 138 estudantes bolsistas e 23 bolsistas colaboradores externos. Estas ações beneficiaram, diretamente, cerca de 157.606 pessoas da comunidade externa e, indiretamente, 507.230 pessoas.

No Edital de Ações Estratégicas de Enfrentamento à Covid-19, lançado em 2020, foram executados 49 projetos de Extensão, com participação de 274 docentes, 70 servidores técnico-administrativos, 138 estudantes bolsistas e 23 bolsistas colaboradores externos. Estas ações beneficiaram, diretamente, cerca de 157.606 pessoas da comunidade externa e, indiretamente, 507.230 pessoas:

Foi o melhor resultado em termos de participação docente e de TAEs em ações de Extensão da instituição. Isso demonstra a importância dessas ações para o processo de evolução e aprendizado institucional. Todos os projetos foram muito importantes e colaboraram imensamente para que a região onde estamos inseridos pudesse enfrentar as difíceis situações provocadas por essa pandemia, tais como: produção e fornecimento de EPIs, álcool gel, máscaras; aplicativos para facilitar a comunicação, boletins informativos sobre o andamento da pandemia; mas o que chamou mais a minha atenção foram os projetos que extrapolaram seus campi e puderam ser desenvolvidos de forma interativa por vários campi, como foi o caso do Projeto Educação e Cidadania, que envolveu um grande número de servidores, estudantes e comunidade de todos o IF Sudeste MG”, avalia Valdir.

Como manda a definição, a Extensão vem sendo colocada a serviço da sociedade, e, além da sensação de dever cumprido, fica o balanço positivo e a satisfação por, de alguma forma, contribuir para enfrentarmos este momento tão difícil: 

"Através do trabalho da Extensão, pudemos promover o desenvolvimento de campanhas sociais, a difusão de informações relevantes às comunidades interna e externa, o estímulo à produção extensionista do IF Sudeste MG, em diálogo com a sociedade, o desenvolvimento de soluções técnicas de baixo custo. Acredito que pudemos dar uma importante contribuição à sociedade e, ao mesmo tempo, trazer um aprendizado diferenciado para nossos alunos, com a importante participação dos nossos docentes e TAEs, comemora o pró-reitor”.

Esperando o reencontro

Talvez o professor do IF Sudeste MG esteja sentindo falta do barulho dos alunos no recreio, às vezes até durante as aulas. Talvez  alunos estejam sentindo falta das conversas e dos abraços nos colegas de classe. Talvez professores e alunos estejam sentindo falta dos olhares de cumplicidade trocados ao notar que o conhecimento estava sendo construído de forma conjunta. Talvez os servidores sintam falta das vaquinhas para comemorar o aniversário de um colega de trabalho e das conversas no elevador. Talvez, ou melhor, com certeza, todos estamos sentindo falta de estarmos juntos. Mas, enquanto isso não é possível, seguimos com a certeza de que não paramos, de que cada um deu o melhor de si, de que crescemos como pessoas e como instituição, e de que seguiremos em frente, juntos ainda que separados, e ansiosos pelo momento do nosso Reencontro:

"Entendo, por tudo que vivenciei ao longo desse tempo todo, que somos um caso de sucesso, pois diante de tantas dificuldades, incertezas, inseguranças e medos, o esforço coletivo e as decisões tomadas proporcionaram segurança, qualidade, transparência e comunicação assertiva junto às nossas comunidades interna e externa. Fica aqui registrado o meu reconhecimento e o meu agradecimento a todos aqueles que se empenharam muito para que nossa instituição continuasse cumprindo sua missão institucional. Motivo de muito orgulho! Neste momento, a certeza é de que as dúvidas continuam sendo inúmeras,  mas a esperança é algo que nos move a buscar novos horizontes, novo tempo, tempo de reencontro", afirma Charles Okama de Souza.