Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Ideias em Ação: Mostra de Ciência da Computação é realizada no campus Rio Pomba

Ideias em Ação: Mostra de Ciência da Computação é realizada no campus Rio Pomba

Estudantes apresentaram trabalhos e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as pesquisas em andamento, fazer perguntas e oferecer sugestões construtivas aos projetos apresentados.

No último sábado letivo, dia 17 de agosto, o Departamento Acadêmico de Ciência da Computação promoveu o evento "Ideias em Ação: Mostra de Ciência da Computação", com o objetivo de disseminar e compartilhar conhecimentos, ideias e inovações desenvolvidas pelos alunos do departamento.

Além dos projetos apresentados no saguão do Prédio Central, ocorreu no anfiteatro, das 7h às 11h, a apresentação de 18 trabalhos em andamento, realizados pelos alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e orientados pelos professores Lucas Grassano Lattari, Bianca Portes de Castro, João Paulo Campolina Lamas, Wellington Moreira de Oliveira, Maurício Archanjo Nunes Coelho e Alessandra Martins Coelho. Durante o evento, os estudantes apresentaram seminários baseados em seus projetos de pesquisa relacionados aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Os seminários também contaram com a participação de estudantes dos cursos técnicos em Informática e Zootecnia. Com aproximadamente 60 participantes, os seminários foram bastante produtivos, gerando muitos feedbacks positivos. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as pesquisas em andamento, fazer questionamentos e oferecer sugestões construtivas aos projetos apresentados.

Os temas abordados nas apresentações variaram amplamente, cobrindo áreas como Inteligência Artificial, Visão Computacional, Engenharia de Software e Informática na Educação, com aplicações práticas em diversas áreas. Entre os projetos apresentados estavam:

• Ampliando Vozes Silenciadas: Uma proposta de aplicativo com comunicação alternativa e aumentativa (CAA) para crianças autistas não verbais.
  • Pensamento Computacional e Cultura Maker para Educadores: Implementação de Metodologias Ativas e recursos didáticos práticos.
  • Correspondência de Imagens Astronômicas utilizando os Algoritmos SIFT e RANSAC.
  • Análise Comparativa de Algoritmos de Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo para Detecção de Depressão baseada no Twitter.
  • Reconhecimento de Ações em uma Quadra de Vôlei com Machine Learning.
  • Aplicação de Machine Learning na Identificação de Mastite em Úberes Bovinos.
  • Tecnologias de Digitalização 3D para Preservação e Acesso a Obras de Arte.
  • Utilização de Redes Neurais na Classificação de Músicas.
  • Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Software: Um estudo de caso na criação de um sistema de acompanhamento educacional.
  • Classificação de Espécies de Animais Peçonhentos usando Redes Neurais com Aplicação em Dispositivos Móveis.
  • Ciência de Dados e Business Intelligence na Tomada de Decisão Orientada a Dados Financeiros.
  • Marketing Digital.
  • Explorando o Impacto da Gamificação na Experiência do Usuário em Aplicativos de Flashcards.
  • Análise Comparativa de Algoritmos de Classificação para Detecção da Toxoplasmose Ocular em Imagens de Fundo de Retina utilizando Características Radiômicas.
  • Aplicativo para o Planejamento de Dietas Alimentares.
  • Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma meta-revisão e pesquisa de campo no IF Sudeste-MG.