Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Museu Virtual é lançado em solenidade no campus Rio Pomba

Museu Virtual é lançado em solenidade no campus Rio Pomba

Fruto de um projeto de extensão coordenado pela servidora Pollyana Esteves dos Reis Moreira e apoiado pelos servidores da Dirext, o Museu é um repositório de imagens e lembranças que mantém viva a história do campus Rio Pomba e daqueles que ajudaram a construí-la

Como parte das comemorações do 62⁰ aniversário do campus Rio Pomba, aconteceu na última sexta-feira, 16 de agosto, o lançamento do "Museu Virtual". A iniciativa é fruto de um projeto de pesquisa coordenado pela servidora Pollyana Esteves dos Reis Moreira e conta com apoio dos servidores da Dirext. A solenidade, realizada no Anfiteatro do Prédio Central, contou com a presença da equipe gestora do campus, estudantes, do professor Sebastião Furtado de Mendonça, do historiador Assuero de Paula Araújo e de egressos que ajudaram a construir a história da instituição.

De acordo com Pollyana Esteves, a ideia surgiu em 2018,  a partir de um projeto de extensão coordenado pela servidora, com orientação de Luciana Narciso e o apoio de servidores da Diretoria de Extensão à época. "Cada contribuição, cada história compartilhada, carrega consigo a memória daqueles que ajudaram a construir esse acervo e que, com carinho e dedicação, deixaram um pedaço de si nesse projeto. Essas pessoas, que tanto fizeram pelo campus e pela comunidade acadêmica, agora vivem nas páginas digitais do museu, perpetuadas em cada registro e lembrança", comenta.

Para ela, o Museu Virtual do Campus Rio Pomba é muito mais do que um simples projeto digital. "É uma verdadeira homenagem à rica história, cultura e conhecimento que floresceram no coração dessa instituição ao longo dos anos. É como um campo sereno onde as memórias se eternizam. Cada canto desse espaço virtual guarda uma história, um sorriso, um momento que nos transporta para tempos passados, repletos de saudade e ternura", enfatiza.

O Museu Virtual já pode ser acessado pelo público e consiste em espaço para recordação e manutenção da história do Campus, resgate de ações e interação entre estudantes, egressos e servidores.

A manutenção do canal ocorrerá com apoio da Dirext, Setor de arquivo e Empresa Jr EmComp. O Museu pode ser acessado em: https://sistemas.riopomba.ifsudestemg.edu.br/dirextMuseu/