Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > NEABI entrega livros de letramento racial a Biblioteca do campus Rio Pomba

NEABI entrega livros de letramento racial a Biblioteca do campus Rio Pomba

Escolas parceiras também receberam doação dos livros com produções literárias, acadêmicas e científicas relacionadas à temática das relações étnico-raciais, em uma das etapas do programa de Extensão “O Brasil é o café e o café é o negro"

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG realizou no último dia 5 de julho a doação de livros de letramento racial e combate ao racismo para bibliotecas de escolas parceiras. O evento ocorreu na Biblioteca do campus, que recebeu parte do material que será incorporado ao seu acervo. Outra parte foi destinada à doação para três escolas públicas que se inscreveram e foram selecionadas através de Chamada Pública.

A doação dos livros com produções literárias, acadêmicas e científicas relacionadas à temática das relações étnico-raciais consistiu em uma das etapas da ação extensionista: a criação da biblioteca antirracista, coordenado pelo presidente do NEABI do campus Rio Pomba na época, o servidor Germano Menezes. O material é resultado do programa de extensão “O Brasil é o café e o café é o negro: políticas extensionistas em prol do protagonismo negro, letramento racial em diálogo com o setor cafeeiro”, vinculado ao Edital PROEX N° 02/2022 . O objetivo é apoiar o desenvolvimento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) dos campi do IF Sudeste MG na criação de espaços formativos e na busca por dar visibilidade à contribuição da população negra na construção da sociedade brasileira e, em especial, para a cadeia produtiva do café.

Os recursos financeiros utilizados para a aquisição dos livros e para custear as bolsas de extensão e a compra de materiais foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar.

Leia também: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/reitoria/2023/07/if-sudeste-mg-promove-a-doacao-de-livros-as-escolas-parceiras-do-programa-de-extensao-201co-brasil-e-o-cafe-e-o-cafe-e-o-negro201d