Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Espetáculo teatral faz homenagem aos 60 anos do campus Rio Pomba

Espetáculo teatral faz homenagem aos 60 anos do campus Rio Pomba

A peça será apresentada nesta quarta-feira, 21 de dezembro, no Salão Nobre do campus, a partir das 19h30. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e do município.

Fragmentos de uma História - Uma peça teatral em homenagem aos 60 anos do IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba. Encenada pelo Grupo de Teatro Os Remanescentes, será apresentada nesta quarta-feira, 21 de dezembro, para o público presente ao Salão Nobre do campus. O evento começa às 19h30 e é aberto a toda comunidade acadêmica e do município.

O Grupo de Teatro Os Remanescentes é resultado do Projeto de Extensão – Arte Em Cena – coordenado pela professora Girlane Florindo. "Fragmentos de uma História" traz na Direção a colaboradora externa Rúbia Maroli, com envolvimento de servidores, estudantes e comunidade externa.

A proposta do Projeto de Extensão é retomar o extinto grupo de Teatro Os Ambeadores que, devido a pandemia, teve suas atividades paralisadas, entretanto, durante o processo, viu-se a necessidade de uma identidade daquele coletivo que não era a mesma de antes. Assim, surgiu o Grupo de Teatro Os Remanescentes, com o desejo de estender as atividades teatrais por um longo período, na esperança de não ser paralisado novamente por nenhuma adversidade, e formando parcerias com outras artes e manifestações artísticas.

O espetáculo

De acordo com a diretora Rúbia Maroli, "nesse recomeço já se pretendia finalizar as ações do projeto com um espetáculo teatral que reunisse várias linguagens artísticas. O formato de construção dessa peça teatral iniciou-se na escolha do tema a ser trabalhado", explica.

Os alunos/participantes do projeto sugeriram temáticas que foram colocadas em votação, como por exemplo: transtorno mental; propósito de vida; homofobia; dependência emocional x relações tóxicas; comparações x redes sociais; e o aniversário de 60 anos do Instituto. Diante de tantos temas interessantes para se construir um espetáculo, a diretora de teatro e colaboradora externa do projeto de Extensão, Rúbia Maroli, propôs unir os temas ao espetáculo, tendo como pano de fundo para costurar os assuntos o propósito de prestigiar os 60 anos do Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG.

O espetáculo teatral “Fragmentos de uma História” reúne diversas formas de manifestações artísticas com o objetivo de prestar uma homenagem ao Campus Rio Pomba, que neste ano de 2022 comemora 60 anos de sua inauguração.  A peça é uma mostra de entretenimento, recordações históricas e reflexões contemporâneas.

A história é contada através da personagem de uma avó, cidadã de Rio Pomba, que relembra acontecimentos importantes do município e da escola, provocando uma análise dos costumes e situações escolares vivenciados na Escola Agrícola e no atual Campus Rio Pomba, onde as temáticas são colocadas num contraponto de passado e presente.

O Grupo de Teatro Os Remanescentes é composto por alunos do IF e pessoas da comunidade de Rio Pomba. Quem tiver interesse em apoiar e conhecer melhor o trabalho do grupo pode acessar o perfil no instagram arteemcenarp_osremanescentes ou fazer contato com a diretora Rúbia Maroli pelo telefone (32) 991242285.