Geral
DAAA promove Caminhada Ecológica no campus Rio Pomba
Extensão registra 41 projetos aprovados no campus Rio Pomba
IF Sudeste MG recebe R$ 5,8 milhões do MEC para obras de infraestrutura
IF Sudeste MG participa de VII Encontro Nacional de Ética em Pesquisa (Encep)
DMAFE promove seminário sobre Matemática em sábado letivo
“Diálogos Inclusivos”: minicurso sobre Transtorno de Aprendizagem é remarcado para 8 de agosto
A Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) anunciou uma nova data para o 8º minicurso da série “Diálogos Inclusivos”. A capacitação com o tema “Transtorno da Aprendizagem: apresentação clínica e características diferenciais entre os Transtornos do Neurodesenvolvimento", anteriormente agendada para 25 de abril, foi remarcada para 8 de agosto e recebe inscrições on-line até dia 7 do mesmo mês.
O encontro é voltado a todos os servidores do IF Sudeste MG e será realizado remotamente, das 18h às 20h. Efetivando a inscrição, o(a) servidor(a) receberá por e-mail um link para a participação. Serão emitidos certificados.
Sobre a palestrante
A profa. dra. Márcia Helena Fávero de Souza possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência. É professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenadora do Ambulatório de atenção à saúde de crianças e adolescentes com TEA do HU/UFJF, preceptora da Residência Médica em Psiquiatria e vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da UFJF.
Diálogos Inclusivos
A iniciativa tem o objetivo de oferecer oportunidade de capacitação e espaço de diálogo sobre temáticas que afetam a realidade do IF Sudeste MG, relacionadas à inclusão escolar de estudantes público da Educação Especial. Profissionais do instituto (professores e TAEs de todos os campi), que trabalhem ou se interessem pela temática, podem participar.
Inscrições abertas para seleção de bolsistas para projeto de Pesquisa na área de Zootecnia
Divulgado resultado provisório do projeto Handebol Feminino no campus Rio Pomba
Sábado letivo no campus Rio Pomba oferece minicursos e palestra
“Gênero e Sexualidade”: minicurso do IF Sudeste MG recebe inscrições até 5 de agosto
Pela primeira vez, a Coordenação de Ações Afirmativas do IF Sudeste MG (CAAF) abre uma oportunidade de aprendizado voltada a todos os servidores da instituição: o minicurso “Gênero e sexualidade: construindo argumentos para o trabalho na escola”, a ser realizado em 6 de agosto, das 14h às 16h.
O minicurso terá como palestrante um profissional convidado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): o professor Roney Polato de Castro. Além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da referida universidade, Roney é coordenador adjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED), organização existente desde 2010 e criada por iniciativa do próprio.
O período de inscrições vai de 27 de julho a 5 de agosto, por meio deste formulário on-line. O encontro será Plataforma RNP e não haverá transmissão ao vivo. Portanto, os interessados devem se inscrever para garantir a participação.
Em se tratando de uma instituição como o IF Sudeste MG, empenhada em educar jovens para a inserção na sociedade, Roney Polato acredita ser essencial pensar "em como as questões de gênero e sexualidade constituem as relações vividas nos mais diversos âmbitos sociais é fundamental para um projeto educativo comprometido com os princípios constitucionais de liberdade, democracia, justiça social e laicidade." Assim, para ele, o curso é uma oportunidade de construir percursos formativos com as/os profissionais que estão diretamente envolvidas/os no referido projeto educativo.
A servidora Raquel Lins, responsável pela organização do evento, também comentou sobre sua importância: "A iniciativa do mini-curso, pela coordenação das Ações Afirmativas, é fomentar reflexões e mudanças nas ações pedagógicas e sociais que permeiam as relações de gênero e sexualidades em nossa instituição." Para Raquel, o evento configura-se uma oportunidade de formação para profissionais do IF Sudeste MG repensarem os espaços pedagógicos e institucionais, as relações heteronormativas, as violências, os silenciamentos e os direitos sociais das/os sujeitos que circulam e fazem parte da nossa instituição.