Geral
Corregedoria do IF Sudeste MG promove capacitação sobre Processo Administrativo Disciplinar
Informativo Extensão em Ação divulga primeiras edições de atividades realizadas pelo campus Rio Pomba
Divulgado o Boletim Informativo Nº 4 do projeto CGP com Você
Estudantes podem devolver livros didáticos na Biblioteca do Campus a partir desta quarta, 06/12
Projeto CGP com você traz mais uma edição do "Conhece meu trabalho?"
Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) abre inscrições
IF Sudeste MG capacita servidores em Processo Administrativo
Campus Barbacena promove 1° Festival de Música do IF Sudeste MG – IFestival 2023
Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) abre inscrições dia 27/11
Iniciada segunda edição do curso de “Formação de Agentes de Inovação”
IF Sudeste MG realiza Workshop sobre Política de Comunicação
Estudantes de empresas juniores participam de evento de empreendedorismo e inovação tecnológica
"Diálogos Inclusivos": "Educação como Direito: inclusão das pessoas com deficiência" é tema da 6ª edição do Ciclo de Minicursos
Grêmio Estudantil do campus Rio Pomba organiza atividade em comemoração ao Dia da Consciência Negra
I Concurso Cultural do IF Sudeste MG acontece na próxima quarta-feira, 22/11
IF Sudeste MG realiza a primeira etapa de curso para Rede de Acolhimento
“A Rede que queremos”: IF Sudeste MG participa da Reditec 2023
Representante do Ministério da Educação explica dimensionamento de cargos no IF Sudeste MG
Na última segunda-feira (30), o IF Sudeste MG recebeu, na Reitoria da instituição, a coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Silvilene Souza da Silva. A visita deu-se por iniciativa do reitor André Diniz e teve como tema o histórico de classificação e tipologia das unidades da Rede, além das Portarias MEC nº 246, de 15 de abril de 2016, e nº 713, de 8 de setembro de 2021, que tratam de modelos de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas. Também foram abordados conceitos gerais sobre o banco de vagas existente, como se relaciona com os códigos de vagas docentes; e, finalmente, estratégias e perspectivas atuais de governo rumo a um provável redimensionamento.
O objetivo do evento foi proporcionar aos participantes uma compreensão das perspectivas do atual governo, conhecendo o que o MEC oferece à instituição e quais seriam as possibilidades para o IF Sudeste MG: “caminhar junto”, nas palavras do reitor. Assim, Silvilene conceituou e contextualizou o dimensionamento de cargos e explicou, historicamente, como ele foi afetado por leis, portarias, decretos e revogações. No decorrer da história, problemas se fizeram presentes, como extinções de cargos e outros, fazendo com que muitas unidades da Rede Federal não correspondessem ao dimensionamento proposto na legislação. Neste contexto, a coordenadora sinalizou mudanças e perspectivas para se contornar os entraves, ou seja, redimensionar.
Uma das ações necessárias seria a realização de concurso público. Por já estar trabalhando nisso, o IF Sudeste MG também levou o assunto à pauta, em momento anterior à participação da convidada externa. Além do reitor, estiveram presentes diretores-gerais dos campi do IF Sudeste MG, lideranças em Gestão de Pessoas nas unidades e servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas. Após a explanação de Silvilene, os presentes tiveram a oportunidade de sanar dúvidas pontuais, abordando o caso particular das unidades agrícolas, por exemplo. Além disso, receberam orientações quanto ao que deve ser feito em relação à disparidade de números (campi com mais ou com menos servidores do que o previsto) e sobre documentos a serem enviados, bem como outros procedimentos burocráticos necessários ao redimensionamento de cargos e funções.
IF Sudeste MG participa de 2º Encontro Mineiro do Grêmios da FENET
“Durante os dias 28 e 29 de outubro, o CEFET/MG, em Belo Horizonte, sediou o 2º Encontro Mineiro do Grêmios da FENET (Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico).
O IF Sudeste esteve presente com uma bancada composta por 21 estudantes, das 6 unidades que possuem Ensino Médio Integrado. Além dos estudantes, participaram o coordenador de Assistência Estudantil do campus São João del-Rei, Igor Cerri, e o reitor, o professor André Diniz, que compôs a mesa de abertura do evento.
O objetivo do encontro foi criar um espaço de união e trocas de experiências gremistas que possibilitasse a construção conjunta de algumas propostas para a resolução de problemas coletivos nas escolas técnicas de Minas Gerais e do Brasil.
Segundo Elainy Mattos, estudante do 2º ano do curso Técnico Integrado em Hospedagem do Campus Barbacena, o evento “foi muito gratificante, além de adquirir conhecimentos, pude expandir minha perspectiva sobre determinados assuntos. Além disso, tive o prazer de conhecer novas pessoas, o que foi bastante enriquecedor. A FENET é um grupo estudantil engajado na busca por direitos e melhorias em nossos institutos federais. Estou ansiosa para participar das próximas edições, ou se não conseguir participar, para meus colegas continuarem contribuindo nesse movimento de transformação”, planeja a estudante.
Já para Melissa Rodrigues de Souza, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Juiz de Fora, ter participado de “um movimento estudantil de tanto peso é um crescimento pessoal, visto que as conversas e interações que temos entre os alunos e os representantes abrem muito as mentes em geral, de forma a refletir e pensar na real necessidade de nos impor para conquistar nossos lugares e direitos. Além desse impacto mental que temos com a FENET, há também o sentimento de pertencimento, onde nós podemos ser quem somos sem realmente nenhum julgamento ou discriminação", reflete Melissa.
Para o coordenador de Assistência Estudantil-Reitoria, Diogo Pereira Matos,“apoiar e incentivar a participação dos nossos estudantes em eventos de tal natureza é fundamental para a formação política deles, sobretudo dos estudantes do Ensino Médio Integrado que têm a possibilidade, por meio dos Grêmios, de serem representantes da comunidade acadêmica que integram fora da Instituição. Além do mais, a experiência de construir coletivamente (com estudantes de outros Institutos Federais) movimentos de reivindicação e de luta pelos direitos dos estudantes é enriquecedora", avalia o coordenador.