Geral
Projeto CGP com você apresenta 5ª edição da ação "Conhece meu trabalho?"
Campus Rio Pomba recebe estudantes franceses para atividades de intercâmbio
Projeto CGP com Você recebe boa avaliação no 27º Concurso Inovação no Setor Público 2023 da ENAP
Empresa líder no setor de lácteos visita campus Rio Pomba em busca de parceria
Programas PIBID e Residência Pedagógica do IF Sudeste MG promovem encontro formativo
Estudante do campus Rio Pomba é escolhida para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul
Delegação do IF Sudeste MG chega a Fortaleza (CE) para Etapa Nacional dos JIFs 2023
Veja como foi a primeira semana da comitiva do IF Sudeste MG na França!
“Merece destaque a interação dos discentes com os colegas, mesmo com algum obstáculo do idioma, eles se fazem compreender, participando ativamente das atividades. É muito legal ver todos os seis, em sua primeira viagem ao exterior, descobrindo novos lugares, culturas e práticas”, avalia Pedro Rocha.
Enquanto a comitiva do IF Sudeste MG disfruta de sua última semana no VII Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, lá na França, a gente conta como foi a primeira semana dessa aventura do conhecimento.
Os seis estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Agropecuária integrados ao ensino médio do Campus Rio Pomba, e do curso técnico em Agroecologia integrado ao ensino médio do Campus Muriaé, acompanhados pelo assessor de Relações Internacionais Pedro Rocha e pelos professores José Luiz Paixão, Campus Muriaé, e Paulo Régis Bandeira de Melo, Campus Rio Pomba, embarcaram para a França, no dia 13 de outubro, onde participam do Fórum Ciência e Sociedade, realizado pelo Governo do país.
O grupo do Campus Rio Pomba ficou na cidade Brive-la-Gaillarde, no Lycée de l'horticulture et du paysage du pays de Brive (Liceu de Horticultura e Paisajismo da região de Brive). O grupo do Campus Muriaé, por sua vez, ficou na cidade de Airion, no Lycée Agricole de l'Oise (Liceu agrícola da região de Oise).
Hugo Martins Lopes, do Campus Muriaé; Jênnifer Lopes da Silva e Samuel Furtado Troccoli; do Campus Rio Pomba, concordaram em destacar o acolhimento com que foram recebidos como marca desta primeira semana:
“Fomos muito bem recebidos pelos professores, principalmente o Emmanuel e a Anna, todos desse Liceu foram bons com a gente. Achei muito interessante a educação extrema que todos têm ao lidar com as outras pessoas e também a organização da escola. Gostei muito das instalações e da infraestrutura. Somente o sinal do Wi-Fi que não chegava no quarto”, comenta Samuel.
O sinal de Wi-Fi não estar bom por lá é mais um motivo para contarmos direitinho para toda a comunidade do IF Sudeste MG como está sendo a viagem da nossa comitiva.
Além da forma carinhosa com que foram recebidos, Jênnifer destaca os lugares incríveis que conheceu: “O professor Emmanuel nos apresentou vários lugares importantes no liceu e também visitamos vários jardins em outras cidades como Paris, Toulouse e Brive. Gostei muito dessa semana, pois conheci vários lugares e fiz muitas amizades no liceu”, conta a jovem.
Atividades
Como nem só de "turistar" se faz uma aventura do conhecimento, soubemos que a programação está intensa e diversificada: “Tivemos várias atividades no liceu, como uma oficina sobre a hortoterapia, que tem como objetivo principal melhorar a saúde mental por meio do contato com a natureza, documentários sobre a importância da agroecologia, visitamos jardins em outras cidades e com estruturas diferentes", relata Jênnifer.
E pelo o que a estudante conta, não deu nem para sentir saudades do Brasil: “Na quinta-feira, 19, comemoramos o dia do Brasil no liceu e tivemos ambientes temáticos com as cores do país, bandeiras, toda a decoração. À tarde tivemos danças típicas dos países, não só do Brasil, mas também da Venezuela e da Colômbia. Dançamos samba e merengue e mais à noite tivemos um momento para os alunos com músicas brasileiras, venezuelanas, colombianas e francesas. Foi muito divertido! Gostei bastante dessa semana, pois conheci várias coisas e fiz muitas amizades que quero levar por um bom tempo comigo”, comemora a estudante.
Hugo, estudande do Campus Muriaé, ficou bem impressionado com a visão que os franceses têm do Brasil: "Estamos nos sentindo muito bem acolhidos. Além de estarmos aprendendo muito, é bom o sentimento de estar representando todos os estudantes do IF Sudeste MG. Espero seguir trocando e aprendendo novos conteúdos", afirma o jovem.
A foto abaixo mostra o grupo de Muriaé trabalhando em um horto comunitário, Jardin Partagé de Heiller, onde plantas ornamentais e medicinais são cultivadas como forma de terapia:
Mas, será que eles falam francês? Caso você também tenha se feito esta pergunta, veja o que Pedro Rocha, assessor de relações internacionais, tem a dizer: “Merece destaque a interação dos discentes com os colegas, mesmo com algum obstáculo do idioma, eles se fazem compreender, participando ativamente das atividades. É muito legal ver todos os seis, em sua primeira viagem ao exterior, descobrindo novos lugares, culturas e práticas”, avalia ele.
O professor Paulo Régis Bandeira de Melo destaca, além da participação ativa, a alegria com que os estudantes estão desfrutando desta oportunidade: “Nossos alunos estão muito participativos e felizes. Nesta semana que passou fomos ao museu do Louvre, Versalhes, Touluse e Brive Gaillarde. Nossos alunos fizeram apresentações nas salas do liceu, contando sobre a vivência no Campus Rio Pomba”, conta o professor.
O que vem por aí
Pedro acredita que a semana de 22 a 27 de outubro será ainda de novas descobertas, desde a chegada no Liceu de Bourges, onde acontecerá o VII Fórum Ciência e Sociedade, até o momento de retorno ao Brasil: “A participação em um congresso internacional, compartilhando com pares de outros 10 institutos federais as experiências de uma rede diversa e com tanto potencial a oferecer, será de aprendizados inesquecíveis”, avalia o assessor.
O professor Paulo está ansioso para a chegada do grupo do Campus Muriaé a Bourges, onde além de participarem do Fórum, poderão se juntar ao grupo do Campus Rio Pomba.
O IF Sudeste MG no Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”
O VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade” acontece até 27 de outubro de 2023, com a temática “Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais” nos três eixos: cuidar dos seres vivos; produzir e consumir de maneira alternativa; e promover evolução e adaptação dos agroecossistemas em nível local”.
Desde 2005, o Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França reúne a cada dois anos, alternadamente na França e no Brasil, participantes de instituições educacionais agrícolas francesas e brasileiras. O fórum é organizado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif.
A comitiva para a terceira participação do IF Sudeste MG no evento foi formada por Processo Seletivo regido pelo EDITAL ARI Nº 02/2023. A primeira vez que o instituto participou do Fórum foi em 2015, na França, e a segunda participação ocorreu em 2019, no Brasil, no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano.