Geral
Nota de Esclarecimento
Decisão judicial garante trabalho remoto aos docentes com enfermidades
VI Simepe: divulgado cronograma de apresentações síncronas
IF Solidário conclui primeiro ciclo de doações
Compete Minas: chamadas para financiamento já estão disponíveis
Estão abertas as inscrições para os editais de iniciação científica
Conif e outras entidades manifestam sua indignação com crimes na Amazônia
Cogecom e Procuradoria alertam servidores sobre "Período de silêncio"
Atenção! Consulta pública sobre a regulamentação das atividades docentes - PID/RID termina amanhã (21)
eJIF Games 2022: inscrições estão abertas
Na última sexta-feira (10), a Comissão Organizadora divulgou a abertura do período de inscrições para a participação dos estudantes do IF Sudeste MG na Fase Local do eJIF Games 2022, o Campeonato de Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais.
Todos os estudantes matriculados em cursos regulares do IF Sudeste MG (cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e EJA) poderão se inscrever, desde que estejam participando normalmente das aulas e das atividades acadêmicas. Os estudantes deverão utilizar seus próprios equipamentos e conexão à internet para participarem do eJIF Games. Cada participante só poderá se inscrever para uma modalidade.
Os interessados poderão se inscrever por meio dos formulários eletrônicos disponibilizados no site. O período de inscrições vai de 10 a 26 de junho. No ato da inscrição, o estudante deverá anexar ao formulário os seguintes documentos: para os estudantes menores, a autorização do responsável legal e cessão de imagem; para os estudantes maiores, o termo de compromisso e cessão de imagem, além do comprovante de matrícula emitido pelo SIGAA.
O eJIF Games é uma ação idealizada pela Comissão Nacional Organizadora dos Jogos da Rede Federal (COJIF), com apoio do CONIF.
Conheça as modalidades
Para o eJIF Games 2022, foram mantidas as mesmas modalidades da edição realizada em 2021: League of Legends, Xadrez Arena e Free Fire. As modalidades foram definidas pela Comissão Organizadora do evento em âmbito nacional.
League of Legends
O League of Legends (LoL) é um jogo eletrônico gratuito, do gênero multiplayer online battle arena (MOBA), criado pela Riot Games. Possui um cenário competitivo grande e ativo. Os jogadores controlam personagens chamados de campeões, que possuem habilidades únicas e que, juntos com os outros campeões do seu time, lutam contra o time adversário. Cada time possui 5 jogadores. Vence a equipe que conseguir destruir o Nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas. Cada partida de League of Legends é distinta, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo do jogo. Uma partida dura de 20 a 50 minutos, em média. No site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o jogo League of Legends possui a classificação (12+). Na Fase Local do IF Sudeste MG, as equipes do League of Legends poderão ser masculinas, femininas ou mistas, mas só poderão ser formadas por jogadores de um mesmo campus.
Mapa Summoner’s Rift, o mapa mais utilizado no jogo League of Legends. Imagem: Divulgação Riot Games
Xadrez Arena
Neste jogo, os torneios de xadrez são de ritmo rápido e de ação. O objetivo do jogador é conseguir o máximo de pontos que puder durante o período de tempo determinado. Não há turno em um torneio de arena. Assim que terminada cada partida, os jogadores são pareados continuamente, até que o tempo do torneio termine. Além disso, os mesmos jogadores podem se enfrentar mais de uma vez durante o torneio. O Xadrez Arena é dinâmico, porque o participante joga o tempo todo e cada partida dura aproximadamente 3 minutos.
Tela do lichess.org, site onde são realizados os torneios de Xadrez Arena. Imagem: https://lichess.org
Free Fire
O Free Fire é um jogo eletrônico mobile do gênero battle royale, publicado pela desenvolvedora Garena. No Free Fire, cada jogador cai de paraquedas em uma cidade abandonada (mapa) em busca de loots que ficam espalhados pelo chão. Loots são armamentos, equipamentos e suprimentos médicos para se equipar e sobreviver. Vence aquele jogador (ou time) que sobreviver a todos os adversários. Nos últimos anos, o jogo alcançou o status de modalidade de esporte eletrônico (eSports), com competições e eventos realizados em todo o mundo. No site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o jogo Free Fire possui a classificação 14+. Na Fase Local, as equipes do Free Fire também poderão ser masculinas, femininas ou mistas e deverão ser formadas por jogadores de um mesmo campus.
Tela do jogo Garena Free Fire. Imagem: Divulgação Google Play
Confira o cronograma:
10 a 26 de junho: Período para inscrição dos estudantes
27 de junho: Resultado provisório de confirmação das inscrições
28 e 29 de junho: Período de recurso quanto ao indeferimento das inscrições
1° de julho: Resultado final de confirmação das inscrições
08 de julho: Cerimônia de abertura
9 a 31 de julho: Disputas das modalidades, conforme as datas que serão divulgadas no site oficial da Fase Local do eJIF Games 2022
Cada uma das instituições que compõem a Rede Federal é responsável por organizar e realizar a sua fase local. As equipes e os estudantes vencedores na fase local poderão representar as suas instituições na fase nacional, que está prevista para o segundo semestre deste ano. Ambas as fases serão realizadas integralmente em ambiente virtual. No IF Sudeste MG, uma comissão formada por servidores dos campi, com o apoio da Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão estão atuando na organização.
De acordo com os organizadores, o eJIF Games busca valorizar as atividades extracurriculares, propiciar aos estudantes a prática do esporte eletrônico de forma consciente e participativa, proporcionar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças provocados pelo lúdico esportivo, além de fortalecer as ações integradas promovidas no âmbito da Rede Federal.
Confira o vídeo de divulgação do 2° eJIF Games. Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=F3KgrM7TkzI&t=3s
Acesse o site oficial da Fase Local para maiores informações. Link para o site: https://sites.google.com/ifsudestemg.edu.br/ejifgames-etapalocal2022
Nittec convida servidores para "Conexão Sudeste"
Aprender fazendo: laboratórios IF Maker começam a funcionar no IF Sudeste MG
Desde que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) lançou o edital para aplicação de R$ 25 milhões no Lab IF Maker - projeto de apoio à aquisição de equipamentos para laboratórios dos Institutos Federais, o IF Sudeste MG se empenhou em aproveitar a oportunidade que agora começa a se materializar. Das três propostas aprovadas, primeiro internamente e depois, em escala nacional, duas já estão em execução, sendo a terceira com previsão de início de funcionamento muito em breve. Além destas, uma quarta proposta excedente também recebeu apoio interno da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação no total de R$132.900 e, de forma similar aos projetos apoiados pela Setec, está prestes a entrar em funcionamento com impressoras 3D, kits de robótica e outras ferramentas de aprendizado prático.
Confira detalhes da referida seleção no Sistema Inovare
“Learning by doing”: o aprender fazendo
Os laboratórios Maker diferenciam-se dos tradicionais por se configurarem como mais um espaço de suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento. É o que explica a diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec), Flávia Ruback: “esperávamos criar estes ambientes de inovação com o objetivo de disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker, tais como a cultura learning by doing, ou aprendizagem baseada em projetos”, explica. De acordo com a diretora, a ideia é que o/a estudante seja protagonista no processo ensino/aprendizagem, envolvendo-se com as necessidades da sociedade e contando, ainda, com um espaço para “canalizar” as boas ideias surgidas em outros ambientes da instituição.
Flávia conta que a comunidade externa também poderá usufruir dos benefícios. A ideia é disponibilizar os laboratórios durante um período específico, de no mínimo 8 horas por semana, para visitas de escolas, feiras e prestação de serviços. Os ambientes ainda poderão ser sede de treinamentos e capacitações em suas diversas áreas de abrangência. Para 2023, a ideia da ProPPI é continuar investindo na infraestrutura das unidades, especialmente aquelas que não puderam ser contempladas com recursos desta primeira ação, a depender de disponibilidade orçamentária.
Confira abaixo como estão caminhando as ações em cada campus do IF Sudeste MG contemplado com o apoio do IF Maker (recursos da Setec ou próprios da instituição).
Campus Muriaé
O Lab IF Maker do Campus Muriaé foi inaugurado em 26 de abril, constituído de 3 impressoras 3D, 1 scanner 3D, 8 notebooks, um kit lego e um kit arduino para o ensino de robótica, além de outras ferramentas. O ambiente já conta com monitores (alunos bolsistas) treinados e também com esta página, onde é mostrado o espaço e os equipamentos disponíveis. Por meio do mesmo endereço eletrônico, é possível acessar um formulário e enviar demandas de projetos a serem realizados no IF Maker. Na foto desta matéria, aparece um modelo de coração humano produzido pela impressora 3D do Campus Muriaé.
Campus Santos Dumont
Em Santos Dumont, o laboratório irá funcionar em meio turno (4 horas diárias) para atendimento ao público interno e externo. Entre os equipamentos, destacam-se as impressoras 3D, que segundo o coordenador do projeto local, Wesley Maciel, são capazes de contribuir para o desenvolvimento e complementação de diversos projetos e na construção de peças e objetos cuja aquisição não seria simples. O coordenador também destaca o scanner 3D, “por ser uma tecnologia que ainda não tínhamos no campus, a qual possibilita a descoberta de aplicações diversas”. Uma dessas aplicações é o uso integrado com a impressora para realização da engenharia reversa de peças.
Além do horário fixo, já estão previstas oficinas, projetos e atividades desenvolvidas em horários diversos pelos discentes integrantes da equipe Maker de Santos Dumont. “Montamos uma equipe multidisciplinar, visando atender e aproximar todos os cursos do campus. Assim, acreditamos que poderemos atender os alunos e os cursos, contribuindo para facilitar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação, além de trabalhos de conclusão de curso”, pontua Wesley. A inauguração deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.
Campus São João del-Rei
Em fase de implantação, o Lab IF Maker do Campus São João já conta com mobiliário e alguns equipamentos, conjunto que ainda deve ser complementado após a liberação de novos recursos. O Scanner 3D é uma das ferramentas já presentes, destacada pela professora responsável pelo ambiente, Elaine Carvalho, pela utilidade na projeção de objetos. Para ela, o laboratório será um espaço de conhecimento colaborativo e terá impactos para além da formação dos estudantes do Campus e na possibilidade de inserção no mercado de trabalho. A professora acredita que as comunidades local e regional também perceberão impactos diretos e indiretos, pela possibilidade de criação, de desenvolvimento de ideias, de processos e de produtos, graças ao acesso a maquinários, sensores eletrônicos e equipe treinada para dar um suporte adequado às demandas apresentadas. “Desta forma, a presente proposta apresenta potencial de impacto social para a comunidade estudantil e também para toda a sociedade da cidade de São João del-Rei e seu entorno. Tais possibilidades são vislumbradas a partir do conhecimento in loco da região e do mercado de trabalho no ramo de turismo e artesanato”, apontou.
No Campus Rio Pomba, também já está funcionando uma unidade do Lab IF Maker.
Olimpíada Brasileira de Biotecnologia: estudantes podem participar!
Bloqueio orçamentário: Reitor divulga nota técnica à comunidade
Rede Maker da RFEPCT: Fase 2 será lançada amanhã
Auditoria Interna: no mês de conscientização, conheça mais sobre a unidade no IF Sudeste MG!
Professora do IF é embaixadora de prêmio que reconhece projeto de mulheres rurais
"NITTEC Talks" traz a política de inovação nas ICTs como tema
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec) do IF Sudeste MG vai promover amanhã, 24 de maio, das 14 às 16 horas, a primeira edição do "NITTEC Talks", que a cada dois meses vai realizar uma live com temas específicos da área, que são: inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, empreendedorismo inovador.
Inaugurando a série, que tem a comunidade interna e outras ICTs - Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação - como público alvo, "A política de inovação nas ICTs como instrumento de desenvolvimento do ecossistema socioeconômico" será o tema.
Flávia Couto Ruback Rodrigues, diretora do Nittec, explica que o objetivo do "NITTEC Talks" é comunicar, de uma maneira mais informal, sempre trazendo convidados, quais as possibilidades que as ICTs têm para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, bem como apresentar à comunidade interna as possibilidades que a legislação apresenta para fins de envolvimento em atividades de inovação em parceria com empresas ou outras organizações.
O evento será apresentado por Nathália Domingues, assessora da Coordenação Executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMG, e por Fabrício Campos, diretor de inovação da UFJF. Flávia Couto Ruback Rodrigues, diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC) do IF Sudeste MG, será a mediadora.
Participe! Não precisa se inscrever e as lives ficarão disponíveis no canal do Youtube do IF Sudeste MG.
Programa de Gestão: consulta pública sobre minuta termina dia 29
A minuta que dará origem ao documento que vai determinar como será o Programa de Gestão no IF Sudeste MG está aberta à consulta pública até 29 de maio, através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZj8rNlVKyXPy566WWSBHlXpB4YU-Z_z8U90mOoTNHlcwa4A/viewform.
Teletrabalho e flexibilização podem ocorrer juntos? Haverá rodízio? Haverá editais?
Estas e outras questões dependem do quão restritivo será o documento. Portanto, este é o momento de o servidor opinar e sugerir: "Enfatizo a importância de que a comunidade participe da consulta pública, opine, avalie, critique e sugira para que a minuta aprovada seja o norteador do que vai ser feito após a aprovação", convoca Pedro Rocha, presidente da Comissão para Estudo e Implementação do Teletrabalho.