Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > 2018 > 12 > Campus Santos Dumont realiza solenidade simbólica de formatura para nove turmas

Campus Santos Dumont realiza solenidade simbólica de formatura para nove turmas

Estudantes que concluíram em 2018 sua trajetória no IF foram homenageados pela instituição

Os estudantes que concluíram em 2018 sua trajetória no Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais foram homenageados pela instituição na noite desta quinta-feira (13 de dezembro). Em solenidade simbólica de formatura realizada na I Igreja Batista de Santos Dumont, nove turmas, concluintes no primeiro e no segundo semestre, celebraram o sucesso de sua passagem pelo IF Sudeste MG.

Concluíram as disciplinas alunos das formações técnicas em Eletrotécnica, Guia de Turismo, Transporte de Cargas, Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Mecânica. Estes dois últimos cursos tiveram também formandos da modalidade integrado ao Ensino Médio. Compuseram a mesa de honra da solenidade o reitor do IF Sudeste MG, professor Charles Okama de Souza, o diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor André Diniz de Oliveira, o diretor de Ensino da unidade, Benedito Zomirio de Carvalho, e o paraninfo dos formandos, professor Oscimar Petronilho dos Reis.

Antes da entrega dos certificados simbólicos, representantes dos concluintes leram diversas homenagens. Escolhida para conduzir o juramento, a aluna Flaviani Salmaso, do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários integrado ao Ensino Médio, avalia positivamente o período de Instituto Federal. "É um curso muito bom, com mercado de trabalho amplo. A gente também desenvolve aqui uma capacidade de se comunicar muito melhor. É claro que a gente enfrenta dificuldades, mas no fim vale muito a pena", comentou.

"É um privilégio ser o escolhido como orador de todas as turmas", acrescentou Wilson Lenon da Silva, do curso técnico em Guia de Turismo, "e é um momento gratificante para todos, uma conquista para a gente. Vou levar para a minha vida toda o que aprendi no curso, com os professores e as atividades práticas nas viagens técnicas, que foram muito importantes para mim".

Em seu discurso, o paraninfo Oscimar dos Reis fez questão de ressaltar a relação de amizade desenvolvida entre alunos e professores. O diretor-geral, professor André Diniz, desejou a todos os formandos que apreciem cada dia de trabalho, para que "as segundas-feiras sejam tão prazerosas quanto os sábados". Já o reitor, professor Charles Okama, valorizou a formação humana dos Institutos Federais, que prepara para o mundo do trabalho, além de profissionais, cidadãos. O diretor de Ensino, Benedito Carvalho, ressaltou que os formandos tornaram a instituição melhor.

Foram também homenageados pelas turmas os professores Gustavo Rosseti, Leonardo Amorim, Leandro Rezende, Lis Machado, Débora Kirchmair, Geísa Soares, Philipe Pacheco, Sandro Baldo, Silvana Moreira e Vicente Almeida.